10.05.2025 às 14:20h - Geral
Mais de 250 residências e 20 empresas foram danificadas após um tornado registrado em Erval Grande, município de 4,9 mil habitantes no norte do RS. Na tarde de sexta-feira (9), cerca de 40 famílias precisaram deixar seus lares e foram realocadas em casas de parentes e amigos.
Conforme a Defesa Civil do município, o temporal com ventos fortes começou por volta das 14h45min e teve duração de 20 minutos. A zona rural foi a mais afetada pelo vento, que destruiu propriedades nas linhas Goio En, Ervalzinho, Secção Sete de Setembro, Pinhalzinho, Pranchão e Portela.
— É um primeiro relatório, os dados vão aumentar até o fim do levantamento. E a questão de velocidade dos ventos a gente ainda não sabe precisar — disse o coordenador municipal da Defesa Civil de Erval Grande, Alan Imlau.
O levantamento preliminar, divulgado na manhã deste sábado (10), aponta ainda para mais de 50 quilômetros de rede elétrica danificados, deixando parte da cidade sem luz. Estradas estão obstruídas pela queda de árvores e uma área de cerca de 60 hectares de eucalipto e pinus foi destruída.
Conforme análise da Climatempo, as imagens registradas e as características dos estragos indicam que o fenômeno poderia ser um tornado. Para confirmar, sem dúvidas, seria necessário um registro "mostrando a nuvem funil tocando o solo", característica do fenômeno.
— O tipo de destruição é mais condizente com um tornado. Podemos sugerir que a velocidade das fortes rajadas de vento possa ter variado de 110 a 150 km/h — explica a meteorologista da Climatempo, Patrícia Cassoli.
Até o momento, não há registro de feridos. A prefeitura de Erval Grande já começou os trabalhos de limpeza e reparo dos danos.
Estragos na região
Outros municípios da região do Alto Uruguai também foram afetados pelos fortes ventos. Em Nonoai, o Corpo de Bombeiros trabalhou na remoção de árvores que bloqueavam parcialmente algumas rodovias durante toda a tarde e começo da noite de sexta-feira.
Os pontos mais afetados foram a RS-324, entre Gramado dos Loureiros e Nonoai, RS-406 em Nonoai e RS-480 em Erval Grande, além de algumas estradas vicinais de Nonoai. O trânsito já está liberado.
Já nos municípios de Alpestre e Barra do Rio Azul, a Defesa Civil reportou danos em residências e queda de árvores. Lonas foram entregues a famílias que tiveram suas casas destelhadas.
Fonte: Gaúcha ZH
Comentar pelo Facebook