10.05.2025 às 13:40h - Geral

Temporal em SC deixa dezenas de famílias fora de casa

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Temporal em SC deixa dezenas de famílias fora de casa
Fotos: Defesa Civil do Estado, Divulgação

O temporal que atingiu Santa Catarina nesta sexta-feira, 9, provocou muitos estragos. Um balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado mostra que quase 400 mil moradores foram afetados de alguma forma por causa dos alagamentos e ventos fortes. Além disso, ao menos uma pessoa morreu. Segundo o governo, cerca de 5 mil pessoas precisaram sair de casa e buscar abrigo com vizinhos, amigos e parentes.

As chuvas torrenciais em várias cidades danificaram 18.663 residências, seja por inundação, deslizamento de terra ou até queda de árvores. Uma das regiões mais atingidas foi o Oeste catarinense, por onde o temporal começou ainda no meio da tarde. Na cidade de Água Doce, por exemplo, as rajadas de vento chegaram a 87,8 km/h. Em Palmitos, uma árvore caiu e matou o agricultor Ivan Elias Oldenburg.

Conforme a frente fria avançou, a Grande Florianópolis passou a ser afetada pelo temporal, já por volta das 19h. Além da chuva intensa e das fortes rajadas de vento, ainda houve queda de granizo. Foram 38 milímetros de chuva em um curto intervalo de tempo e ventos de 56,6 km/h. No aeroporto de Florianópolis, que não está integrado à rede do Estado, registraram rajadas de 65km/h. O temporal foi suficiente para provocar alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores.

No Vale do Itajaí e na região Norte de SC os impactos do temporal não foram tão fortes, mas ainda assim trouxe transtornos, principalmente no desabastecimento de energia elétrica. Blumenau chegou a ter 12,5 mil imóveis sem luz na noite de sexta-feira (9), outros quase 10 mil em Rio do Sul e cerca de sete somando Mafra e São Bento do Sul, segundo o site da Celesc.

O que esperar do fim de semana

O sábado (10) ainda começou com nuvens no Litoral e áreas próximas, por influência de uma frente fria que se afasta para o Sudeste do Brasil e dá passagem a uma massa de ar seco e frio de origem polar. Ela deixa o tempo estável com presença de sol em todas as regiões catarinenses. As menores temperaturas do dia serão registradas à noite, variando entre 5°C e 7°C entre o Meio-Oeste e os planaltos, e de 10°C a 15°C nas demais regiões.

Antes disso, as máximas à tarde variam entre 22°C e 24°C na maioria das regiões, com exceção da Serra, onde ficam abaixo de 20°C e no Litoral Norte onde oscilam em torno de 25°C. Com o vento predominante de sul, com rajadas entre 50 e 70 km/h, o mar fica agitado com ondas de sul entre 2 e 2,5 metros.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.