10.05.2025 às 08:02h - atualizado em 10.05.2025 às 08:38h - Geral

Posto do INSS de Itapiranga retoma atendimento regional

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Posto do INSS de Itapiranga retoma atendimento regional

Há aproximadamente 45 dias ocorreu a mudança, restringindo apenas para moradores de Itapiranga. Pessoas de municípios vizinhos e até do Rio Grande do Sul utilizavam o Posto para informações, gerando muitas filas e transtornos no atendimento. Conforme o Responsável pelo Posto de Atendimento do INSS de Itapiranga, David Lapazin, algumas mudanças tornaram possível a retomada do atendimento para os moradores de outras cidades.

O município realizou a contratação de um estagiário para auxiliar nos trabalhos. A mudança já apresenta resultados positivos, com maior eficiência no suporte à população. Lapazin destaca que o número médio de atendimento não sofreu interferência, mantendo entre 25 e 30 por dia. Entretanto, as consultas ocorrem de maneira muito mais rápida, gerando menos tempo de espera.

Novo sistema do INSS também gera eficiência no atendimento ao público. Além da contratação de um estagiário para auxiliar nas demandas, um novo sistema interno do INSS, mais moderno e com menos tempo de espera, também facilita as ações. De acordo com David Lapazin, durante o primeiro semestre do ano passado, o sistema ficou inoperante durante 67 dias.

Ele ressalta ainda que os dados do segundo semestre não foram divulgados, mas pela atuação, considera que os números foram parecidos. Lapazin projeta que no ano de 2024, o sistema ficou sem funcionar durante seis meses. Cita também que o sistema era lento e com valores errados.

Segundo o Responsável pelo Posto de Atendimento do INSS de Itapiranga, outra mudança também auxilia na fluidez das consultas ao sistema. Agora, o horário de atendimento também foi ampliado. Anteriormente, o Posto atendia somente até às 15h. O novo horário de trabalho será até às 17h. As medidas já geram resultados positivos, como redução de filas e acompanhamento mais próximo dos casos.

O responsável pelo Posto de Atendimento do INSS também faz um alerta sobre a descoberta da fraude nacional. A preocupação com golpes era muito elevada nos meses anteriores, gerando diversos alertas para a população. Após a descoberta da fraude nacional, as dúvidas foram respondidas.

Conforme David Lapazin, descontos a partir de R$ 35 nas contas de aposentados geravam muitos questionamentos. Várias orientações para manter as contas bloqueadas foram repassadas. Ele ressalta que mesmo com o escândalo divulgado, o ideal é manter o processo bloqueado, para evitar novos problemas. Orienta que o ideal é realizar o desbloqueio somente quando o beneficiário quiser um empréstimo. Para David Lapazin, o momento precisa ser de intensificação dos cuidados. Cita que serviço continua sendo ofertado pelo posto de atendimento.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.