10.05.2024 às 11:09h - Meio Ambiente

Comitê Rio das Antas organiza reunião para Planejamento Estratégico

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Comitê Rio das Antas organiza reunião para Planejamento Estratégico

Será realizado no próximo dia 23 de maio, a reunião de Planejamento estratégico do Comitê Rio das Antas. O evento acontece no Sindicato dos produtores Rurais de São Miguel do Oeste, com início às 13h30, e envolve usuários de água, poder público, e representantes da sociedade civil.

Conforme o presidente do Comitê Anderson Rhoden, o Planejamento Estratégico é um instrumento essencial para mapear as ações que serão desencadeadas pelo Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, possibilitando uma visão a longo prazo e projetando quais as prioridades, desafios e projetos que serão executados nos próximos anos em prol da bacia hidrográfica do extremo oeste.

O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem com Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Rhoden enfatiza que esse será um momento para planejar e traçar uma linha de ação ao enfrentamento das dificuldades climáticas que afetam a região. O presidente do Comitê Rio das Antas enaltece que entre os principais objetivos do Comitê estão o gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas e Afluentes Catarinenses do Rio Peperi-guaçu, sem dissociação dos aspectos quantitativos e qualitativos dos recursos hídricos em sua área de atuação, integração de ações na defesa contra eventos hidrológicos críticos, que ofereçam riscos à saúde e à segurança pública, assim como prejuízos econômicos e sociais, reconhecer o recurso hídrico como um bem público, de valor econômico, combater e prevenir as causas e efeitos adversos da poluição, inundações, estiagens, erosão do solo e do assoreamento dos corpos de água nas áreas urbanas e rurais, promover a maximização dos benefícios econômicos e sociais, assegurando o uso prioritário para o abastecimento das populações e estimular a proteção das águas contra ações que possam comprometer o se uso atual e futuro.

Anderson Rhoden frisou em entrevista à Rádio Oeste que o Comitê Rio das Antas vem passando por um momento de fortalecimento, e renovação das entidades. Destaca que na última sexta feira, foi o prazo final para que as entidades que já são membro, ou que estão pleiteando vagas, realizassem o encaminhamento da documentação necessária. Após avaliação dos mesmos, no dia 15 de maio será realizado o chamamento e divulgação das entidades que farão parte do comitê.

Rhoden salienta que às 09h será feita a seleção dos usuários de água, que representam 40 por cento da bacia hidrográfica. Na sequência, às 13h30 ocorre a escolha dos órgãos públicos que representam 20 por cento das entidades membros do comitê. Às 15h será feita a seleção dos membros da sociedade civil, que representa quarenta por cento da bacia hidrográfica.

Ao todo, trinta entidades, compostas por um titular membro, compõem o Comitê Rio das Antas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.