10.05.2024 às 08:45h - atualizado em 10.05.2024 às 08:54h - Bombeiros

Bombeiros de Iporã do Oeste realizam doação de sangue no Hemosc em Chapecó

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Bombeiros de Iporã do Oeste realizam doação de sangue no Hemosc em Chapecó
Foto: Arquivo/ Rádio Oeste

Cerca de 14 pessoas, entre bombeiros militares, comunitários, e alunos que estão participando das aulas de Bombeiros comunitários em Iporã do Oeste se deslocaram até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) na manhã desta quarta feira,8, para realizar a doação de sangue.

A ação foi desenvolvida em parceria com a prefeitura municipal, que realizou o transporte dos doadores. Conforme o comandante da corporação Oldair Schmitz, esse é um ato de solidariedade muito importante e que, dependendo do caso, uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Schmitz reforça que é fundamental poder contribuir com doações, para que seja possível manter os estoques regulares de sangue no Hemosc, a fim de atender às necessidades dos hospitais da região.

Para realizar a doação de sangue, é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação,, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) também está auxiliando o Estado do Rio Grande do Sul, no reforço dos estoques de sangue, para enfrentar os efeitos das fortes chuvas. A decisão foi um pedido da Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto. Os hemocentros regionais foram abertos no último final de semana para receber doares, tanto aqueles que já são de rotina quanto as pessoas que nunca doaram. O Hemosc também enviou plaquetas e hemocomponentes que serão transfundidos a pacientes do SUS no Rio Grande do Sul.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.