10.04.2020 às 08:02h - atualizado em 10.04.2020 às 08:06h - Meio Ambiente

Polícia Militar Ambiental orienta sobre despesca e comercialização de peixes na Semana Santa

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Polícia Militar Ambiental orienta sobre despesca e comercialização de peixes na Semana Santa

Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental do Extremo Oeste, capitão Everton Roncáglio, devido a Semana Santa a procura e o consumo pela carne de peixe aumentam, atividade que representa uma fonte de renda importante para muitas famílias.

O capitão chama atenção para alguns cuidados que os responsáveis devem adotar para não serem penalizados. Roncáglio ressalta que para o comércio do pescado deve ser buscada uma autorização pelo responsável. Além disso, o capitão ressalta que para a despesca não há uma autorização ambiental para liberar a água para algum rio, mas o produtor deve ficar atento a quantia de água que será liberada, bem como, a coloração desta água que irá entrar no rio para não comprometer a composição da água.

A prática correta de despesca, orientada pela Polícia Militar Ambiental, é que a água do reservatório seja liberada apenas até a metade, e depois fazer a despesca com redes e tarrafas ou outros métodos. Somente dias depois deve ser liberado o restante da água, exceto o lodo que permanece no fundo. Este lodo, se descartado no rio, se caracteriza como infração ambiental.

Em relação à pesca em rios, o capitão Everton Roncáglio esclarece que na região há duas classes de pescadores: o amador e o profissional, este último que obtém renda com a atividade.

O pescador amador não pode usar rede e tarrafa, somente uma linha de mão. Se quiser usar molinete ou carretilha o pescador amador terá que fazer um cadastro.

Já o pescador profissional, cadastrado para a atividade, pode usar estes materiais e comercializar o peixe, observando o tamanho do peixe e o local da pesca, obedecendo também o período de Piracema.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.