10.04.2019 às 08:24h - atualizado em 10.04.2019 às 09:33h - Saúde

Hospital Regional de São Miguel do Oeste realiza primeira cirurgia de glaucoma

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Hospital Regional de São Miguel do Oeste realiza primeira cirurgia de glaucoma

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste realizou no começo deste mês o primeiro procedimento cirúrgico de glaucoma. A trabeculectomia é uma cirurgia nos olhos que permite aumentar a drenagem do líquido intraocular e diminuir a pressão.

O procedimento foi realizado pelo médico oftalmologista Mário Tabox e visa evitar a progressão do glaucoma e lesões graves ao nervo óptico.

Conforme o profissional, o glaucoma abrange um grupo de doenças que leva à perda parcial e até total da visão nos estágios finais, sendo a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.

A cirurgia, conforme o especialista, é indicada para pacientes nos quais o tratamento clínico com colírios não é suficiente para controlar o aumento da pressão intraocular e conter a evolução do glaucoma.

De acordo com o médico do Hospital Regional, a paciente, de 62 anos, passou pelo procedimento pois já estava em processo avançado de perda de visão e descontrole pressórico com o tratamento máximo permitido.

O diretor de apoio Rodrigo Lopes destacou que o Hospital Regional atende 100% pelo Sistema Único de Saúde e o tratamento não tem custo para os pacientes.

Ele destacou ainda que é uma cirurgia difícil de conseguir pelo SUS pois poucos estabelecimentos de saúde da rede pública oferecem o serviço.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.