Publicidade

10.03.2018 às 14:03h - atualizado em 11.03.2018 às 11:36h - Saúde

Creche é fechada para desinfecção devido à suspeita de impetigo

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

Creche é fechada para desinfecção devido à suspeita de impetigo
Ilustração

Continua depois da publicidade

Em função do surto de lesões de pele, que são pequenas feridas, sugestivas de impetigo, na Creche Municipal Fofura de Gente e no Pré Escolar Balduíno Hech, de Guarujá do Sul, se promoveu a articulação dos diferentes setores buscando a adoção de medidas preventivas.

Várias equipes atuam neste sábado, 10, em uma força tarefa, tendo em vista o risco de infecção por contato. Segundo o prefeito, Claudio Junior Weschenfelder, entre as ações estão a higienização dos ambientes escolares com uso de álcool e água sanitária. Devido ao trabalho, na segunda-feira, 12, as aulas estarão suspensas, com previsão de retorno do funcionamento dos educandários apenas na terça feira, dia 13.

Além disso, a secretária da Educação solicitou a realização de consulta médica em todas as crianças antes do retorno às salas. O prefeito esclarece que só poderão voltar para as atividades escolares aqueles alunos que forem liberados pelo profissional médico, visando à prevenção pelo risco de contágio.

Neste sábado à tarde, dia 10, os pais dos alunos da creche já poderão levar seus filhos ao hospital de Guarujá do Sul para proceder com o exame médico. Os médicos da prefeitura, Sandro e João, estão atendendo a demanda.

Aqueles que não forem avaliados na tarde deste sábado serão atendidos impreterivelmente na segunda feira, dia 12, na Unidade Básica de Saúde.

O prefeito garantiu que a situação não inspira maiores preocupações, pois as medidas adotadas são de prevenção visando proteger de novas infecções. Segundo ele, o conjunto das ações visa única e exclusivamente zelar pela proteção e prevenção das crianças.

O que é Impetigo?

É uma doença bacteriana, infecciosa e contagiosa de pele. Ela normalmente se desenvolve em crianças, sendo uma das mais comuns dermatoses infantis, mas adultos também podem desenvolvê-la. A doença é caracterizada por feridas avermelhadas e que possuem um fluido amarelado. Quando as feridas são estouradas, uma crosta de cor amarelo/marrom se forma em volta da lesão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o impetigo é mais comum em países que estão em desenvolvimento, geralmente por conta da falta de higiene que há neles. Já de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá, mais de 100 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença anualmente.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.