10.03.2018 às 14:03h - atualizado em 11.03.2018 às 11:36h - Saúde

Creche é fechada para desinfecção devido à suspeita de impetigo

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Creche é fechada para desinfecção devido à suspeita de impetigo
Ilustração

Em função do surto de lesões de pele, que são pequenas feridas, sugestivas de impetigo, na Creche Municipal Fofura de Gente e no Pré Escolar Balduíno Hech, de Guarujá do Sul, se promoveu a articulação dos diferentes setores buscando a adoção de medidas preventivas.

Várias equipes atuam neste sábado, 10, em uma força tarefa, tendo em vista o risco de infecção por contato. Segundo o prefeito, Claudio Junior Weschenfelder, entre as ações estão a higienização dos ambientes escolares com uso de álcool e água sanitária. Devido ao trabalho, na segunda-feira, 12, as aulas estarão suspensas, com previsão de retorno do funcionamento dos educandários apenas na terça feira, dia 13.

Além disso, a secretária da Educação solicitou a realização de consulta médica em todas as crianças antes do retorno às salas. O prefeito esclarece que só poderão voltar para as atividades escolares aqueles alunos que forem liberados pelo profissional médico, visando à prevenção pelo risco de contágio.

Neste sábado à tarde, dia 10, os pais dos alunos da creche já poderão levar seus filhos ao hospital de Guarujá do Sul para proceder com o exame médico. Os médicos da prefeitura, Sandro e João, estão atendendo a demanda.

Aqueles que não forem avaliados na tarde deste sábado serão atendidos impreterivelmente na segunda feira, dia 12, na Unidade Básica de Saúde.

O prefeito garantiu que a situação não inspira maiores preocupações, pois as medidas adotadas são de prevenção visando proteger de novas infecções. Segundo ele, o conjunto das ações visa única e exclusivamente zelar pela proteção e prevenção das crianças.

O que é Impetigo?

É uma doença bacteriana, infecciosa e contagiosa de pele. Ela normalmente se desenvolve em crianças, sendo uma das mais comuns dermatoses infantis, mas adultos também podem desenvolvê-la. A doença é caracterizada por feridas avermelhadas e que possuem um fluido amarelado. Quando as feridas são estouradas, uma crosta de cor amarelo/marrom se forma em volta da lesão.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o impetigo é mais comum em países que estão em desenvolvimento, geralmente por conta da falta de higiene que há neles. Já de acordo com a Agência de Saúde Pública do Canadá, mais de 100 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença anualmente.

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.