10.02.2023 às 16:51h - Saúde

Tunápolis vai ampliar o repasse de recursos para o CIS-AMEOSC

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Tunápolis vai ampliar o repasse de recursos para o CIS-AMEOSC
Roseli Bonavigo - Secretária de Saúde| Foto: Ascom

O Consórcio Intermunicipal de Saúde é parceiro no atendimento de média e alta complexidade. Conforme a Secretária da Saúde e Bem Estar Social, Roseli Bonavigo, o município tem projeto para repassar seis reais por habitante ao mês. A meta é reduzir filas de espera em algumas especialidades.

A Secretária cita a importância de ter acesso a prestação de serviços que não são disponibilizados via SUS na região. Ela lamenta que ocorre uma grande concentração de serviços médicos na região de Florianópolis para consultas, exames e procedimento cirúrgicos. A Secretária considera que é viável aumentar o repasse ao CIS-AMEOSC, pois o deslocamento para o litoral tem um custo maior e ainda causa transtornos aos pacientes.

Atualmente o valor repassado ao CIS-AMEOSC é de R$ 4,00 por habitante. A Prefeitura de Tunápolis tem projeto enviado para a Câmara de Vereadores solicitando autorização para o pagamento de R$ 6,99 por mês correspondente a cada munícipe.

Conforme a Secretária de Saúde, Roseli Bonavigo, o valor permite ampliar o número de atendimentos para Tunápolis e desta forma reduzir o tempo de espera dos pacientes. Ela lembra que o Consórcio Intermunicipal de Saúde segue a fila de espera do SUS, porém, proporciona maior agilidade nos atendimentos e reduz o tempo de espera. O credenciamento de profissionais permite a realização de consultas, exames e procedimentos em diversas especialidades.

Roseli Bonavigo lembra que é histórico ter fila de espera no SUS. O problema é antigo, porém, várias medidas visam proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. A Secretária da Saúde de Tunápolis salienta que a fila de espera aumentou a partir de 2020 com a pandemia. As prioridades mudaram e os atendimentos de rotina ficaram em segundo plano. Roseli menciona ainda que a demanda é constante e novas filas se formam.

A Secretária ressalta que é constante a busca por prestadores de serviço na saúde. A alta complexidade tem custo elevado e muitas vezes gera dificuldade ainda maior. Conforme a Secretária as cirurgias eletivas já tiveram grande atendimento significativo em 2022.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.