10.02.2022 às 16:49h - atualizado em 10.02.2022 às 20:39h - Estiagem
O prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx, enalteceu os investimentos feitos recentemente pela Casan no município, que indicam uma melhoria sólida na busca por solução no abastecimento de água, uma demanda que já vinha de muitos anos. Ele disse estar feliz com o entendimento por parte da estatal, da gravidade da situação na cidade.
De acordo com o prefeito, uma equipe técnica esteve no município e verificou pessoalmente a situação do Rio Pirapó, de onde é feita a captação, decidindo puxar uma rede auxiliar de cerca de 4 km a partir do Rio Macaco Branco para suprir a demanda. O trabalho levou cerca de dois dias para ser concluído e após a colocação do gerador, a água começou a ser bombeada para a Estação de Tratamento de Pirapó na noite da última segunda-feira, 07. O trabalho realizado pela Casan possibilitou a retomada do abastecimento dentro da normalidade.
Adélio Marx disse que a estação de Pirapó agora tem condições de abastecer a cidade 24h por dia, graças ao trabalho feito pela estatal. Ele destacou também que há cerca de 14 dias houve a instalação de uma bomba no poço artesiano, que garantiu uma vazão de quase 80 mil litros de água por dia. O Rio Pirapó atualmente fornece apenas 15% da vazão necessária para o abastecimento diário.
A Casan também pretende instalar em breve, novas caixas de água e mais uma Estação de Tratamento no Rio Pirapó, para dobrar a capacidade de fornecimento. O prefeito, Adélio Marx, acredita que com isso não faltará mais água até mesmo em períodos de forte estiagem. O objetivo da administração durante o ano também é de trabalhar em projetos para ampliação das águas comunitárias, estudando a possibilidade de fazer a captação no Rio das Antas, para aumentar a distribuição de água potável nas comunidades do interior.
Foto(s): Adilson Kipper/Laércio Antônio/Rádio Oeste FM
Comentar pelo Facebook