10.01.2026 às 09:17h - Geral

Lula nomeia ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Lula nomeia ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira, 9.

O secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, foi nomeado para exercer o cargo interinamente, até que um nome para o comando do ministério seja definido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na lista de cotados está Wellington César Lima e Silva, jurista que tem bom trânsito com o presidente e com a ala baiana do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Wellington ocupou a função em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Na gestão Lula 3, ele foi secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, um cargo chave do Palácio do Planalto e que costuma despachar diretamente com o presidente da República.

O atual ministro da Educação, Camilo Santana, também é cotado para a vaga. Ele é lembrado por ser um dos principais quadros do PT, nome da confiança de Lula. O ministro foi recebido pelo presidente nesta quinta-feira, 8, mas o teor da conversa não foi divulgado.

Ricardo Lewandowski entregou uma carta de demissão ao presidente Lula na quinta-feira, 8, antes de participar da cerimônia alusiva aos atos de 8 de Janeiro.

No documento, ele diz que exerceu o cargo com “zelo e dignidade” e alega que a decisão de deixar a pasta é de “caráter pessoal e familiar”. Lewandowski assumiu o cargo em fevereiro de 2024, após se aposentar do cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte: CNN Brasil

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.