10.01.2022 às 18:24h - atualizado em 11.01.2022 às 10:13h - Agricultura
Cenário recorrente de pouca chuva resulta em estimativa de perdas consolidadas no setor agrícola de 20 milhões.
Conforme o Extensionista da Epagri da Itapiranga, Marcelo Rhoden, o produtor já vem enfrentando vários problemas com a estiagem na quarta safra seguida. Ele cita que os agricultores tiveram além de prejuízos com a seca, dificuldade na implantação da safrinha e desafios com as cigarrinhas.
Marcelo Rhoden revela que com a presença do fenômeno climático La Niña, influenciando grandes secas, as expectativas ao produtor não são animadoras. Pelo solo raso em nossa região, o desenvolvimento não é adequado com pouca chuva.
Rhoden cita que no ano passado a Epagri elaborou 98 projetos, a maioria voltados ao armazenamento e conservação de água. Para ele, investimentos desse tipo são de grande valia para resiliência de água da propriedade.
Em 2021, foram investidos cinco milhões e 700 mil reais em prol dos produtores com recursos da secretaria da agricultura e apoio de juros de sistema normal da linha Pronaf. O Extensionista da Epagri de Itapiranga, Marcelo Rhoden cita que historicamente a Epagri atingiu a marca de 4.191 toneladas de calcário destinados à 155 produtores. Além de 2.650 sacas de milho que foram entregues para 594 produtores com valores subsidiados pela secretaria da agricultura.
Marcelo Rhoden enfatiza que a classe ainda mais prejudicada da cadeia produtiva é o produtor leiteiro que enfrenta problemas com a pastagem e as incertezas do preço do leite. Mais de mil famílias foram atendidas em 2021 com várias ações realizadas pelo efetivo de toda equipe.
Comentar pelo Facebook