10.01.2020 às 09:11h - atualizado em 10.01.2020 às 09:15h - Polícia
O aplicativo PMSC Cidadão está disponível a população em todo o estado desde o mês de novembro.
Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento Milton Wolf, o aplicativo pode ser baixado no celular, e mediante um cadastro, a pessoa consegue registrar ocorrências que vão desde lesão corporal, vias de fato, denúncias, furtos, roubos, perturbação do trabalho ou sossego alheio ou averiguação de pessoas em atitude suspeita.
O sargento explica que após gerar a ocorrência o fato é encaminhado a Central Regional de Emergências em São Miguel do Oeste, onde é empenhada a guarnição e a viatura mais próxima do local dos fatos.
Além de gerar a ocorrência, o aplicativo permite a interação entre a guarnição, à central de emergências e o cidadão, por meio de um chatt.
O aplicativo PMSC Cidadão também permite que sejam anexadas fotos, vídeos, ou áudios sobre as ocorrências. O comandante da Polícia Militar ressalta que as informações possibilitam o melhor atendimento pela guarnição.
O sargento Milton Wolf explica que após baixar o aplicativo, tanto para celulares Android e IOS, o cidadão deve preencher o cadastro com uma foto sua e dados pessoais.
O cadastro passa ainda pela aprovação da Polícia Militar. Para mulheres com medida protetiva, homologada pelo juiz, o sargento cita que também é possível acionar o “botão de pânico”, o que vai automaticamente gerar uma ocorrência e acionar a PM.
Milton Wolf comenta que em Iporã do Oeste já são mais de 40 cadastros, e três ocorrências geradas pelo aplicativo, relacionadas à perturbação do sossego, averiguação de moto em atitude suspeita e furto.
O sargento considera que o aplicativo vai gerar maior transparência para o trabalho da polícia, além da interação da PM com a população e facilitar o registro das ocorrências.
Comentar pelo Facebook