09.12.2024 às 09:51h - atualizado em 09.12.2024 às 10:43h - Geral

Golpistas se passam por servidores da prefeitura e tentam lesar empresas

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Golpistas se passam por servidores da prefeitura e tentam lesar empresas

O município de Iporã do Oeste está enfrentando um golpe que está afetando empresários locais. Segundo o Fiscal de Tributos e Obras Leandro Maraguagno, golpistas estão se passando por servidores da prefeitura e do setor de tributos e obras, enviando e-mails falsos com notificações de irregularidades cadastrais e de alvarás de funcionamento.

De acordo com Maraguagno, os golpistas geram documentos que imitam as notificações oficiais da prefeitura, dando a impressão de legalidade. Essas notificações, que possuem prazos e descrições, indicam uma suposta irregularidade nos registros dos empresários, mas são completamente fraudulentas.

Ele explicou que, ao contrário do que os golpistas fazem, o setor de fiscalização do município nunca envia notificações por e-mail.

Segundo o Fiscal de Tributos e Obras, as notificações oficiais são feitas pessoalmente, com os fiscais se deslocando até os locais para constatar irregularidades, ou então através de cartas com aviso de recebimento.

Além disso, os documentos oficiais são sempre assinados por fiscais ou pelo secretário responsável, e apresentam o timbre oficial da prefeitura.

Leandro Maraguagno ressaltou que, em situações de irregularidades, a prefeitura segue um processo legal e não utiliza meios como e-mails ou WhatsApp para notificar os contribuintes.

Para proteger a população e evitar que caiam em golpes semelhantes, Maraguagno recomendou que os empresários e cidadãos verifiquem o remetente dos e-mails antes de abri-los, pois os órgãos oficiais utilizam domínios específicos para a comunicação.

Além disso, ele alertou para a importância de buscar informações diretamente com os setores responsáveis, seja de forma presencial ou por meio dos canais oficiais da prefeitura, como o WhatsApp.

O fiscal também destacou que outros golpes semelhantes têm sido registrados em municípios vizinhos, como o envio de boletos fraudulentos em nome da prefeitura ou de setores de vigilância sanitária e arrecadação, o que tem causado prejuízos a muitas pessoas.

Leandro Maraguagno pede à população para que em caso de dúvida, sempre confirmem as informações antes de realizar qualquer pagamento ou fornecer dados pessoais. Segundo o Fiscal de Tributos e Obras de Iporã do Oeste é fundamental que o empresário ou cidadão entre em contato diretamente com o setor responsável no município para evitar ser lesado e ter seus dados expostos ou utilizados de forma indevida.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.