09.12.2022 às 17:50h - atualizado em 09.12.2022 às 17:52h - Polícia
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09, no auditório da 3ªCompanhia do BPFRON - Batalhão de Polícia de Fronteira em Santo Antônio do Sudoeste-PR a solenidade de encerramento do curso de Gestão de Policiamento de Fronteira.
o Curso de Gestão de Policiamento de Fronteira foi criado por meio do Decreto no 11.985, de 16 de agosto de 2022 tendo como objetivo capacitar gestores de Unidades envolvidas no combate a crimes transfronteiriços no estado do Paraná e estados fronteiriços, para ampliar ações de combate a essa modalidade criminosa.
No curso, o corpo discente, pode melhor compreender a dinâmica das organizações criminosas visto que os crimes transfronteiriços são específicos de Organizações Criminosas, o que pode propiciar a estes uma visão mais abrangente da aplicação de recursos materiais e humanos no combate a esse tipo de criminalidade. O curso teve duração de dez dias e contou com a participação de 26 alunos, integrantes da Polícia Militar do Paraná, Polícia civil do Paraná, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Mato Grosso, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Marinha do Brasil, e Polícia de Missiones no corpo discente.
Para o comandante do BPFRON, Tenente Coronel Dorecki, o curso buscou proporcionar ao corpo discente oportunidade de conhecimento das práticas adotadas pelo BPFRON no combate aos crimes típicos da região de fronteira, como o contrabando e descaminho e o tráfico internacional de armas e drogas, bem como, seus efeitos no contexto brasileiro.
Durante este curso, os discentes participaram de palestras com especialistas na temática apresentada, realizaram visitas técnicas e atuaram em exercícios simulados de planejamento interagências.
Participaram da solenidade de encerramento do curso o Prefeito Municipal de Santo Antônio do Sudoeste-PR Ricardo Antônio Ortina, Coronel Sérgio Almir Teixeira Comandante do 5ºCRPM que no ato representou o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Franzen, Comandante do 9°CRPM da Polícia Militar de Santa Catarina, Tenente-Coronel Anderson Puglia respondendo pelo Comando do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Paraná além de outras autoridades.
Fonte: PMSC/SMO
Foto(s): Divulgação / Portal Peperi / PM-SMO
Comentar pelo Facebook