09.11.2023 às 12:34h - atualizado em 09.11.2023 às 12:37h - Justiça

GAECO deflagra Operação em combate ao comércio ilegal de armas e munições em SC e PR

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

GAECO deflagra Operação em combate ao comércio ilegal de armas e munições em SC e PR

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou, na manhã desta quinta-feira, 9/11, com o apoio do GAECO do Ministério Público do Paraná (MPPR), o cumprimento de 90 ordens de busca a apreensão, expedidas pelo juízo da Vara Criminal da Comarca de São Miguel do Oeste. As buscas ocorrem em 20 cidades de Santa Catarina e em uma no Paraná.

A investigação, conduzida pelas 2ª e 4ª Promotorias de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, apura a prática dos crimes de comercialização ilegal de armas e posse ilegal de armas e munições. Em sua quarta fase, 90 mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos por 190 integrantes das forças de segurança pública. Até o momento, durante a operação deflagrada hoje, 22 pessoas foram presas em flagrante delito.

Além dos GAECOs de Santa Catarina e do Paraná, prestam apoio à operação a Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militar, Civil, Penal e Científica de Santa Catarina.

Alça de Mira

Intitulada "Alça de Mira" a operação chega a sua quarta fase. O nome escolhido faz alusão ao componente/peça de armamento utilizada para direcionar e dar precisão ao disparo, ou seja, mirar. A alça de mira é a parte que fica mais próxima aos olhos do atirador, na traseira de uma arma que, quando alinhada com a maca de mira (parte frontal), direciona o a pontaria do equipamento.

GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Fonte: MPSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.