09.11.2020 às 15:30h - atualizado em 10.11.2020 às 08:47h - Incêndio
O Corpo de Bombeiros de Campo Erê informa que o GBM está com um alto número de incêndios florestais. Praticamente todos os dias a guarnição se mobiliza para atender grandes incêndios, e com isso o quartel acaba ficando desguarnecido durante esse período.
Por isso, o Corpo de Bombeiros está intensificando as ações para prevenir esse tipo de sinistro, e também fazendo um apelo a comunidade para que tenham consciência e parem de atear fogo para limpeza de terrenos, lavouras, queima de lixo ou qualquer outra ação semelhante.
O quadro de pessoal do GBM de Campo Erê é de nove militares, mais cinco bombeiros civis profissionais e cerca de 40 bombeiros comunitários que auxiliam no atendimento das ocorrências. No entanto, esse número de pessoas é dividido por guarnição, sendo apenas cinco bombeiros por dia, dois militares, um BCP e dois BC, o que torna o efetivo do dia ainda pequeno diante das tantas ocorrências de incêndio registradas nos últimos dias. A incidência desses incêndios, também faz com que seja deslocado além do efetivo as viaturas do quartel. Nesse período se ocorrer algum incêndio em residência, algum acidente ou até algum caso clínico, o quartel não tem como fazer o atendimento imediato, pois o efetivo e viaturas estão empenhados em outra situação, que na maioria das vezes é causada por imprudência da população.
Atuação dos bombeiros é Campo Erê, Saltinho e São Bernardino, cidade e interior. O GBM atende ainda parte do estado do Paraná, pois Campo Erê faz divisa com o município de Marmeleiro e sempre que há necessidade faz o atendimento.
O Corpo de Bombeiros reforça: A realização de queimadas em áreas rurais é crime sob pena de prisão e pagamento de multa. Neste período de seca, infelizmente, o fogo se prolífera e pode chegar a ficar fora do controle, causando grandes estragos. É importante enfatizar esse assunto e despertar atenção, pois os impactos ao meio ambiente, bem como na saúde pública, por ser um período muito seco e com baixa umidade, gera grandes transtornos para a sociedade.
O Corpo de Bombeiros trabalha o ano todo com prevenção, e desde os primeiros meses do ano, orientações são repassadas as pessoas, para que não façam queimadas, é crime e pode trazer consequencias desastrosas. Porém, no mês de agosto o trabalho é intensificado, pois a vegetação está mais seca por causa das geadas do inverno, e agora ainda mais, devido à forte estiagem que atinge toda a região.
Conforme os bombeiros, existe toda uma preparação das atividades no período de combate e repressão às queimadas e, geralmente no final do ano, é o momento de tentar reparar os danos e preparar-se para um planejamento estratégico para o ano seguinte. É uma ação contínua realizada no Corpo de Bombeiros, não só com incêndios, mas com as outras ocorrências também.
Foto(s): Vídeo Márcia Macoski e Roger Jacobsen / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook