09.10.2019 às 07:53h - atualizado em 09.10.2019 às 10:12h - Cultura

Comunidade Romena do Extremo Oeste irá promover intercâmbio com Bessarabianos da Alemanha

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Comunidade Romena do Extremo Oeste irá promover intercâmbio com Bessarabianos da Alemanha

Continua depois da publicidade

Conforme o cônsul-geral honorário da Romênia, Edson Roberto Dreher, no final deste mês será recebido um grupo de 20 pessoas da associação de Stuttgart, Alemanha, que vem para conhecer a região e trocar experiências. O grupo vem ao Brasil com a coordenação e orientação do senhor Gerhard Treichel, que já esteve na região e possui familiares em Mondaí.

O cônsul explica que a comitiva chega dia 25 a Mondaí, onde está sendo organizada a recepção e a passagem pelo município. Dia 26 a comitiva participa de almoço com comida típica e aberto aos demais interessados. No dia 27 o passeio continua por Itapiranga, onde vai conhecer a sede da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste, na linha Santo Antonio. Na linha Popi o grupo conhece a igreja e na cidade irá visitar o museu.

No dia 28, a comitiva de alemães estará em São João do Oeste e no mesmo dia à tarde encerra o intercâmbio com visita na sede do consulado em Iporã do Oeste. Segundo o cônsul-geral honorário da Romênia, esta é a primeira vez que é promovido um intercâmbio com um grupo maior de pessoas e nesta terça-feira a diretoria da Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste e do consulado esteve reunida, com a presença do representante da associação da Alemanha, para tratar sobre as visitas que a comitiva fará, bem como projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto.

Entre eles, Edson Roberto Dreher cita a publicação de um livro para resgatar e registrar como ocorreu a imigração dos descendentes da Bessarábia, que passaram por vários locais, contribuíram para o desenvolvimento das cidades e deixaram marcas em cada uma delas. O objetivo é também retribuir a visita de descendentes romenos para um intercâmbio na Alemanha.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.