09.08.2025 às 09:27h - atualizado em 09.08.2025 às 09:29h - Educação
As escolas estaduais devem receber novas câmeras de segurança até o final deste ano. A afirmação é do Supervisor Regional de Educação da Coordenadoria de Itapiranga, Inácio Rohden. De acordo com ele, as escolas de cidades serão as principais contempladas, devido ao grande número de pessoas e veículos circulando nas proximidades. A medida, anunciada há cerca de um mês pelo governador, promete a instalação de mais de 10 mil câmeras de segurança e botões do pânico nas escolas estaduais.
Rohden destaca que esta será uma maneira eficiente de garantir segurança para o patrimônio público e especialmente para quem frequenta os educandários. Ele cita que todas as escolas irão receber, mas em grandes estruturas, construídas majoritariamente nas cidades, o número de equipamentos para cobrir todo o espaço é maior.
As escolas da região de Educação de Itapiranga possuem sistemas de segurança próprios. O Supervisor Regional de Educação, Inácio Rohden, cita as escolas de Itapiranga, Porto Novo e São Vicente, que possuem sistemas distintos de segurança.
As associações de pais e professores, contrataram empresas terceirizadas para realizar a segurança dos alunos. Outras escolas da Coordenadoria possuem sistemas de vigia, com participação de Polícias Militares da Reserva, Polícias Civis e Bombeiros aposentados.
Conforme Inácio Rohden, este sistema era para ser adotado em todas as escolas, mas devido ao alto custo, a Secretaria de Estado investe em videomonitoramento. Os sistemas continuam ativas com a instalação de câmeras do Governo do Estado. Ocorre avaliação para, após a instalação das câmeras, ampliar o uso de vigias em mais escolas, conforme a necessidade.
Comentar pelo Facebook