09.08.2019 às 08:23h - atualizado em 09.08.2019 às 10:35h - Geral

Há 45 anos, filhos mantêm marcenaria fundada pelos pais no centro de Iporã do Oeste

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Há 45 anos, filhos mantêm marcenaria fundada pelos pais no centro de Iporã do Oeste

Continua depois da publicidade

De acordo com um dos sócios-proprietários da marcenaria São José, Jerônimo Colling, em 1972 a empresa em que seu pai trabalhava foi destruída por um incêndio.

Naquele ano nasceu o décimo filho da família e como havia perdido o emprego, o pai de Jerônimo aproveitou sua experiência como marceneiro, área na qual trabalhava desde os 14 anos, e em 1974 iniciou a marcenaria São José.

Há 45 anos a empresa se mantém no mesmo local, uma casa toda em madeira na avenida Gustavo Fetter, próximo à Polícia Militar Rodoviária.

Segundo Jerônimo, hoje o principal trabalho da marcenaria, realizado junto com seu irmão mais velho Luis, é a fabricação de pipas e barris em madeira, em tamanho pequeno, como objetos de decoração.

Ele lembra que ao longo dos anos a marcenaria passou a produzir objetos de acordo com a demanda que os clientes apresentavam.

Maior parte da produção feita na marcenaria São José fica no município, mas os objetos de decoração e brinquedos em madeira são entregues em vários locais do mundo, como Alemanha, Argentina e Paraguai.

Em relação à matéria-prima utilizada para produção dos objetos, Jerônimo Colling destaca que hoje há maior dificuldade na compra da madeira, como a grápia, que está em extinção.

Para compensar a falta da madeira nativa, a marcenaria usa madeira de demolição e madeira fornecida pela madeireira Ruschel, também de Iporã do Oeste. O sócio-proprietário enfatiza que as máquinas utilizadas para produção do artesanato são também do início da marcenaria, algumas inclusive fabricadas manualmente. Jerônimo afirma que, na medida do possível, pretende manter a empresa em memória dos seus pais, que foram os fundadores e que já faleceram.

Foto(s): Joana Reichert

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.