09.06.2022 às 09:32h - atualizado em 09.06.2022 às 11:36h - Economia

Vendas para o Dia dos Namorados devem aumentar 4% neste ano

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Vendas para o Dia dos Namorados devem aumentar 4% neste ano
Foto: Arq. Portal Peperi/ Marcos de Lima

O volume de vendas para o Dia dos Namorados deste ano deve aumentar cerca de 4%. A informação está em uma pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. A projeção é sobre os dados obtidos no ano passado com a mesma data.

De acordo com o presidente da FCDL, Ivan Tauffer, o Dia dos Namorados é comemorado no próximo domingo, 12, e é de extrema importância para os lojistas, sendo que alguns já estão preparados com estoques especiais para oferecer uma quantidade e variedade expressiva de opções para este dia. Segundo Tauffer, a data é a terceira com maior índice de vendas para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Ele afirmou que a pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina mostrou que 95% dos entrevistados esperam um volume de vendas igual ao registrado no ano passado. Ele destacou que 34,2% esperam vendas em torno de 4,1%. Outros 31% disseram esperar um aumento entre 2,6% e 4%. Já em relação ao valor gasto por cada consumidor, a expectativa é que sejam investidos em cada presente R$ 176,00. Para Tauffer, o valor é bom e renderá bons presentes nesta data do ano.

Outra informação é que a maioria dos consumidores catarinenses devem optar por roupas e calçados como opção de presente para o dia dos namorados que será comemorado no próximo domingo, 12. O índice de pessoas que devem fazer esse tipo de escolha é de 27%. Outros 17,2% devem optar por flores ou cestas de café da manhã e 15,9% devem comprar perfumes e cosméticos. A grande maioria, ou seja, 84,6% devem fazer suas compras em lojas físicas e 56,4% devem usar o cartão de crédito como forma de pagamento. A pesquisa feita pela FCDL mostrou ainda que 72,6% dos lojistas também prepararam alguma promoção especial para o dia dos namorados deste ano.

Ivan Tauffer declarou que na comparação com os demais estados brasileiros, a economia de Santa Catarina está acima da média nesse período pós restrições visto a pandemia da Covid-19. Apesar disso, existe uma diferença expressiva em setores da economia, sendo que alguns estão faturando acima do que era registrado em 2019 e outros ainda não conseguiram alavancar as vendas.

Para ele, a tendência é que essa disparidade permaneça por mais um período até que fiquem estáveis, porém, ele reforçou que apesar disso, os dados de Santa Catarina são positivos no quesito de geração de emprego e PIB alto, o que acaba trazendo uma estabilidade e segurança aos lojistas de Santa Catarina.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.