09.05.2025 às 08:05h - Geral
O papa Leão XIV celebrou o seu primeiro compromisso como papa ao presidir a missa para os cardeais na Capela Sistina na manhã desta sexta-feira (9). Na ocasião, ele disse esperar que sua eleição como chefe da Igreja Católica ajude a “trazer luz às noites escuras deste mundo”. No domingo (11), por volta das 7h, o pontífice recitará a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro. Com informações do g1.
Durante a homilia da primeira missa, o pontífice também lamentou o declínio da fé em detrimento do dinheiro ou do “poder do prazer”. Ele ainda afirmou que a Igreja Católica deve ser um farol para o mundo e que se identifique pela santidade de seus membros, e não pela “grandiosidade de seus edifícios”.
— Deus me confiou este tesouro para que, com a sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites escuras deste mundo — afirmou Leão XIV.
O papa também fez homenagens ao apóstolo São Pedro, considerado o primeiro papa e discípulo de Jesus, e pediu bênção a Pedro para seu papado.
“Habemus papam”
Robert Prevost foi eleito o 267º papa nesta quinta-feira (8) após conseguir pelo menos dois terços dos votos durante o conclave. O anúncio foi feito por volta 13h08min na varanda da Basílica de São Pedro, quando o protodiácono Dominique Mamberti proclamou as palavras tradicionais: “Habemus Papam” (Temos um papa, em latim). Prevost se chamará Leão XIV.
O anúncio do novo pontífice segue uma tradição quase inalterada há séculos. O responsável por pronunciá-la é o cardeal protodiácono, cargo atualmente ocupado pelo francês Dominique Mamberti.
A duração média dos últimos 10 conclaves foi de 3,2 dias, e nenhum durou mais de cinco. Os conclaves que elegeram o Papa Bento XVI, em 2005, e o papa Francisco, em 2013, também foram concluídos em dois dias.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook