09.05.2025 às 08:57h - Saúde

Itapiranga atinge apenas 30% de imunização contra a gripe

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga atinge apenas 30% de imunização contra a gripe

Baixo índice de vacinação contra gripe preocupa saúde de Itapiranga. Problema é semelhante em outros municípios. Falsas publicações sobre consequências da vacina estão entre os principais problemas. Conforme a Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, as vacinas são amplamente pesquisadas, estudas e seguras.

Ela relata que a falta de imunização pode causar problemas graves, especialmente na campanha contra a Influenza. Os grupos prioritários possuem pouca adesão em Itapiranga. A Secretária alerta que várias cidades já registram epidemia de síndrome Respiratória Aguda Grave, enfrentam congestionamento nos hospitais e falta de leitos em UTIs. Clair Heinen avalia que este é um problema grave e que pode ser evitado com a vacina contra vacina da gripe.

O município possui uma enorme diferença entre os grupos prioritários. Maior problema está entre as crianças e o melhor resultado entre os idosos. Conforme a Secretária da Saúde, Enfermeira Claur Heinen, a explicação é simples. O melhor resultado entre os idosos ocorre em virtude de uma equipe de vacinação percorrer os grupos das pessoas acima de 60 anos. Com isso a vacinação é bastante intensa.

Já com as crianças de 6 meses até 5 anos, com menor índice de adesão, ocorre em virtude da falta de responsabilidade dos pais e responsáveis. A Secretária salienta que as crianças não respondem por seus atos e dependem dos adultos para receberem a vacina. Clair Heinen lamenta que os filhos estejam expostos a doença grave, sendo que poderiam estar protegidos pela vacina.

População terá acesso livre a vacina contra Gripe Influenza. Até esta sexta-feira, 9, a imunização é destinada para os grupos prioritários, que incluem crianças, idosos, pessoas com comorbidades e doenças graves. Conforme a Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, a partir de sábado, 10, a vacinação estará liberada para todas as pessoas. A Secretária destaca que Itapiranga prepara uma grande mobilização para o Dia D, com atendimento das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Caso não ocorra maior adesão, serão adotadas medidas como acionar Conselho Tutelar para apurar responsabilidade dos pais. Clair comenta que a partir do dia 18 de maio será realizado o programa “Saúde na Escola”. Equipes de saúde estarão nas escolas orientando as crianças sobre a importância da vacinação. A Secretária cita também que é realizado levantamento para a responsabilização. Segundo Clair Heinen, com as vacinas de rotina a equipe consegue fazer um monitoramento e manter a caderneta atualiza, porém ainda ocorrem situações de atraso.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.