09.05.2025 às 16:16h - Educação

Gestão compartilhada gera boa expectativa em escolas do campo

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Gestão compartilhada gera boa expectativa em escolas do campo

A alternativa surge para evitar o fechamento de educandários na região. Devido à redução de alunos, alguns educandários do interior evitam fechamento usando apenas uma gestão para alunos das redes municipal e estadual. Conforme o Técnico do Setor de Ensino da CRE de Itapiranga, Douglas Franzen, três educandários já utilizam este sistema e novas parcerias podem ser estabelecidas.

A Regional de Educação de Itapiranga tem exemplos bem-sucedidos neste tipo de gestão, que visa reduzir custos e dar mesmas oportunidades para os alunos das redes estadual e municipal de ensino. De acordo com Franzen, são escolas históricas, bastante antigas, com boa infraestrutura e que merecem uma oportunidade de seguir ativas.

Segundo o Técnico do Setor de Ensino da CRE de Itapiranga, as escolas de campo possuem bastante salas, sendo muitas ociosas devido à redução no número de alunos. Douglas Franzen afirma que é preciso evitar que as escolas sejam fechadas devido à importância histórica que possuem para as comunidades do interior.

Ele destaca que a gestão compartilhada já está em vigor na escola Ludgero Wiggers, de linha Conceição, com a contribuição da Secretaria da Educação de Itapiranga; Escola São Lourenço, em parceria com o município de Iporã do Oeste e a Escola Cristo Rei, em comum acordo com a Prefeitura de São João do Oeste. Conforme Franzen, nestas escolas, os alunos utilizam o refeitório, ginásio de esportes, laboratório de informática e outros espaços de forma comum.

A Secretaria de Estado da Educação também está disposta a realizar a Gestão Compartilhada na Escola Padre João Rick de Ervalzinho, interior de São João do Oeste. Com pouco alunos o educandário enfrenta desafio para manter as atividades.

Conforme o Técnico do Setor de Ensino da CRE de Itapiranga, Douglas Franzen, municípios realizam elevado investimento no transporte escolar devido a uma logística complexa para o deslocamento de alunos para a cidade, sendo que é possível reduzir as distâncias mantendo os estudantes no interior. Franzen reforça que a Secretaria de Estado da Educação não tem interesse em fechar qualquer escola e vai manter esforços para encontrar alternativas que viabilizam a manutenção das atividades.

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