09.05.2025 às 07:50h - São Miguel do Oeste
A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste promoveu na noite desta quinta-feira, 8, uma sessão solene em homenagem aos 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A cerimônia destacou o trabalho do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira e do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira.
A solenidade foi proposta pela vereadora Cris Zanatta (PSDB) e contou com a presença de autoridades civis, militares e representantes de diversos setores da sociedade. A homenagem ressaltou os 190 anos de existência da Polícia Militar, desde sua criação em 1835, e a simbologia do número 190 — tanto como tempo de história quanto como número de emergência conhecido por toda a população. Foi apresentado um histórico da presença militar na região Oeste, incluindo a criação do 11º Batalhão, do 9º Comando Regional e, mais recentemente, do 36º Batalhão em Dionísio Cerqueira.
Um dos momentos marcantes da sessão foi a valorização dos programas preventivos desenvolvidos pela corporação, como o Proerd, Rede de Vizinhos, Rede Catarina de Proteção à Mulher e o Programa Protetor Ambiental. Policiais responsáveis por essas ações foram homenageados com menções honrosas, em reconhecimento ao impacto positivo de seu trabalho junto à comunidade. Também foram homenageados policiais da ativa e da reserva, que se destacaram ao longo de suas carreiras por sua bravura, dedicação e serviço à população.
Ainda, a proponente da sessão, vereadora Cris Zanatta, e o presidente da Câmara, vereador Ravier Luiz Centenaro, entregaram placas ao comandante do 9º Comando Regional, tenente-coronel Fábio José Hoelscher, e ao comandante do 11º Batalhão, tenente-coronel Alciones Pulga, representando os 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina.
Cris Zanatta, ao justificar a realização da sessão solene, falou das pessoas que compõem a Polícia Militar e fazem a segurança pública todos os dias. “Nestes 190 anos, foram incontáveis as vidas salvas, os crimes evitados, as comunidades amparadas. E tudo isso graças a um trabalho silencioso, muitas vezes incompreendido, mas absolutamente essencial”, afirmou. A vereadora ainda lembrou daqueles policiais que tombaram em serviço, afirmando que “cada policial que perdeu a vida deixou um legado de bravura e honra”. “Que este momento solene nos sirva para renovar nosso respeito e apoio. A valorização da Polícia Militar passa pelo reconhecimento público, pelo investimento contínuo, pela formação, pela estrutura adequada e, acima de tudo, pela confiança mútua entre a sociedade e a corporação”, acrescentou.
O tenente-coronel Alciones Pulga, ao falar sobre a homenagem, falou da responsabilidade em honrar a história da PM e conduzir a instituição em direção aos anseios da sociedade catarinense. “A história da PM é também uma história de coragem e sacrifício. Cada cidadão que veste esta farda carrega consigo não apenas uma responsabilidade, mas um legado de proteção, respeito e amor à pátria”, afirmou. “Celebro cada gesto de bravura, cada ação de empatia e cada atitude de cidadania que nossos policiais têm demonstrado ao longo destes 190 anos”, acrescentou.
O tenente-coronel Fábio José Hoelscher reconheceu a história construída pelo 9º CRPM e pelo 11º BPM. “Trabalhamos para a manutenção da ordem pública com o compromisso de preservar a ordem e proteger a vida. Os policiais militares que aqui labutam são parte da comunidade, o que propicia a seleção de pessoal comprometido, honesto e persistente, como é a população do Oeste de Santa Catarina”, afirmou, ao agradecer a homenagem.
Foto(s): Divulgação, PM
Comentar pelo Facebook