09.05.2025 às 16:43h - atualizado em 09.05.2025 às 16:47h - Trânsito

Conselho de Trânsito de Itapiranga avalia alterações na ITG-070

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Conselho de Trânsito de Itapiranga avalia alterações na ITG-070

Vagas de estacionamento no centro da cidade, ruas de via única e instalação de redutores de velocidade são algumas das demandas que chegam ao Conselho Municipal de Trânsito de Itapiranga. Os problemas afetam a cidade e também estradas do interior, como é o caso da ITG-070 que desperta preocupação.

Conforme o Presidente do Conselho de Trânsito de Itapiranga, Sargento da PM, Diego Babick, a função do Conselho é de analisar propostas e também propor solução de problemas que chegam da sociedade em geral. A execução é de responsabilidade do município. Uma das questões prioritárias é de vagas de 15 minutos, que gera uma grande demanda. O assunto é discutido há bastante tempo como uma alternativa para aliviar o problema de falta de espaço para estacionamento nas ruas centrais de Itapiranga.

O Presidente do Conselho de Trânsito cita que alguns pedidos são negados após análise técnica e jurídica, pois existem regras para serem seguidas visando a segurança no trânsito. Conforme Diego Babick, ITG-070 exige uma atenção especial por ser uma rodovia municipal pavimentada e com grande fluxo de trânsito. Ele destaca o aumento de velocidade dos condutores em um asfalto estreito e com trânsito de veículos de passeios, caminhões e máquinas agrícolas.

Segundo o Presidente, existem pedidos para instalação de novas lombadas físicas no asfalto da fronteira, porém o Conselho de Trânsito não tem interesse na instalação de novos redutores de velocidade. Babick relata a falta de acostamento e problemas em acessos de maior movimento. Os locais de entradas e saídas de veículos podem receber um acréscimo na pista de rodagem aproveitando a faixa de domínio da rodovia.

Realização de eventos em praças e ruas da cidade exigem atenção por parte do Conselho de Trânsito. O órgão é responsável pela liberação destes pedidos e avalia com critério as consequências da alteração no fluxo de veículos em vias públicas. Conforme Diego Babick, é de responsabilidade do Conselho Municipal de Trânsito a segurança no local.

Ele destaca que a prioridade é garantir a segurança no trânsito e opor isso algumas solicitações não são atendidas. Babick considera que o Conselho de Trânsito tem alta demanda e realiza análises e reuniões para buscar soluções de problemas recorrentes.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.