09.05.2022 às 19:31h - Meio Ambiente
O município de Itapiranga está ampliando o debate sobre problemas com recolha de lixo na cidade e interior. O prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, cita que as empresas vencedoras das licitações já foram notificadas e autuadas para cumprirem corretamente o contrato.
Pela primeira vez o município possui duas empresas atuando na recolha na cidade. Conforme o prefeito, a população também precisa fazer sua parte com separação correta e ter cuidado para colocar nas lixeiras nos dias corretos. O prefeito reconhece que é preciso evoluir na eficiência da coleta seletiva com lixo reciclável e orgânico na cidade e o lixo seco no interior do município.
Ribas anuncia que está sendo preparada uma grande campanha, pois o lixo precisa ser debatido em virtude do impacto que possui na natureza, na sustentabilidade e na ecologia.
A reciclagem é o objetivo principal para reduzir o volume nos aterros. O prefeito avalia que é preciso pensar no lixo em um processo completo, desde a geração até a destinação correta em soluções sustentáveis e como resultado uma cidade mais limpa.
Alexandre Ribas reforça que está atendo para fazer as empresas cumprirem o que está estabelecido no edital. A campanha vai envolver as secretarias de Saúde, Administração e Planejamento visando conscientizar a população da importância da separação correta do lixo e colocação nos dias de coleta.
O prefeito cita como exemplo quando as pessoas levam materiais para as lixeiras nas calçadas no sábado, após a recolha, e neste caso o lixo será levado apenas na segunda-feira e estará exposto as ações dos animais e também das condições climáticas.
Comentar pelo Facebook