09.05.2022 às 15:19h - atualizado em 09.05.2022 às 17:32h - Prefeitura

Prefeito diz que municípios terão que bancar novos pisos salariais por conta própria

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Prefeito diz que municípios terão que bancar novos pisos salariais por conta própria
Foto: Arquivo/Oeste FM/Rede Peperi

O Prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx, participou recentemente da Marcha dos Prefeitos à Brasília, organizada pela Confederação Brasileira de Municípios. De acordo com ele, o foco principal foi a requisição de um repasse maior de recursos do Governo Federal para honrar o aumento do piso salarial de diferentes categorias, como do magistério e dos profissionais de enfermagem. O prefeito observa que os reajustes são concedidos pelas autarquias federais, mas não há uma compensação financeira para ajudar os municípios no financiamento desses aumentos.

Marx enfatiza que no caso do magistério, a maioria dos profissionais já recebia o piso salarial. No caso da enfermagem, será feito um levantamento para avaliar o impacto na responsabilidade financeira do município, pois muitos servidores terão aumento salarial, atendendo ao novo piso fixado em R$ 4.750,00. Em entrevista à Rádio Oeste FM, emissora afiliada da Rede Peperi, o prefeito de Iporã do Oeste destacou que no evento o Governo Federal apresentou números maiores do que efetivamente é repassado aos municípios, se comprometendo em aumentar ainda mais os valores, o que ele acha pouco provável que aconteça.

De acordo com o prefeito, o que também se esperava era que o Congresso incluísse na Lei a obrigatoriedade da União bancar o aumento do piso da enfermagem, o que não aconteceu e dá a entender que os municípios terão que bancar o piso salarial por conta própria, podendo aumentar ainda mais a responsabilidade financeira das prefeituras.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.