09.04.2022 às 11:53h - Saúde

Saúde confirma os dois primeiros casos de Zika vírus de 2022

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Saúde confirma os dois primeiros casos de Zika vírus de 2022
Agência Brasil

O cenário epidêmico da Dengue na região Extremo-Oeste é bastante preocupante para a secretaria de Saúde de cada município. O setor epidemiológico está combatendo o mosquito eliminando o recipiente que possa acumular água durante as vistorias domiciliares. Apesar disso, muitas pessoas não contribuem para amenizar o problema e com isso novos casos diários são confirmados na região.

No caso de Guaraciaba, que também vive uma situação epidêmica, registrou os dois primeiros casos de Zika vírus, transmitido pelo mosquito da Dengue. A secretária de Saúde Daiane Dorigon, comentou que um destes confirmados foi diagnosticado em uma gestante. O município registra mais de 547 casos confirmados de Aedes aegypti apenas neste ano. Ela ainda relatou que demais pacientes tiveram dengue hemorrágica, sendo uma forma mais grave da doença. Daiane afirmou que, além da unidade básica de saúde, o Hospital São Lucas também registra vários atendimentos voltados aos sintomas de contaminação por Dengue. O município de Guaraciaba emitiu o decreto de emergência devido à Dengue ainda no dia 22 de março.

A secretária de Saúde, comentou que está sendo registrada a falta de medicamentos para amenizar os sintomas da doença nos contaminados. Em Guaraciaba, a atual equipe de cinco EFSs está sendo suficiente para atender quem procura a UBS. Não diferente de outros municípios da região, ela relatou que Guaraciaba também possui pessoas que não prestam auxílio no combate ao vetor. Nesta sexta-feira, 08, parte dos servidores da prefeitura foi mobilizada para fazer a limpeza em três bairros. Ao todo, foram recolhidos seis caçambas de entulhos encontrados nestas localidades.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.