09.04.2020 às 15:15h - atualizado em 09.04.2020 às 15:18h - Coronavírus
Conforme o médico da unidade de saúde de Iporã do Oeste, Luiz Carlos Barbosa, a secretaria de Saúde já está providenciando a confecção de máscaras com o objetivo de promover uma campanha para que a população faça uso dessa proteção.
O médico defende que a máscara seja usada não apenas por pessoas que tenham algum sintoma do vírus ou de gripe, mas sim, por todos para a prevenção da doença. Ele cita como exemplo o país chinês em que o uso da máscara já está presente na cultura da população.
Luiz Carlos Barbosa comenta que isso inclusive tem contribuído para evitar que as doenças se alastrem na China. O médico orienta que as máscaras podem ser confeccionadas em casa, com material que não seja muito poroso.
Para testar a eficiência da máscara, pode ser usado um spray, que não pode atravessar o tecido. O material pode ser higienizado e secado ao sol, para depois ser reaproveitado.
O médico chama atenção para cuidados com higiene, evitando nesse período também o uso de barba, unhas compridas ou acessórios, como as jóias, que podem favorecer a contaminação.
Ele lembra que o coronavírus é uma doença ainda nova com estudos em andamento, mas considerada perigosa, principalmente para os grupos de risco, como idosos, diabéticos, hipertensão, grávidas e pessoas com imunidade baixa.
Comentar pelo Facebook