09.04.2020 às 13:32h - atualizado em 09.04.2020 às 13:47h - São Miguel do Oeste

Comitê alerta para aumento dos riscos de contaminação pelo coronavírus

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Comitê alerta para aumento  dos riscos de contaminação  pelo coronavírus
Luciano Encarnação / Prefeitura

O Comitê de Crise do Coronavírus em São Miguel do Oeste esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 09, para discutir como ocorrerá a flexibilização do isolamento no município, prevista em Decreto Estadual. A preocupação se deve ao fato de que os riscos de contaminação pela doença aumentarão, apesar da medida ser necessária por uma questão econômica. O grupo técnico alerta que a quarentena será diminuída justamente no período em que há uma projeção para o aumento dos casos de Covid-19 na região.

Por isso, segundo o coordenador do Comitê, Dr. Mauricio Piacentini, algumas iniciativas serão necessárias, entre elas, a intensificação da fiscalização do funcionamento dos mais diversos estabelecimentos do setor público e privado, incluindo o comércio, para que as normativas sobre limite de circulação sejam obedecidas.

O objetivo é evitar aglomerações e assegurar que as orientações de segurança e higiene sejam seguidas. Este trabalho ficará a cargo da Polícia Militar e Vigilância Sanitária. “Para que haja uma maior eficiência e efetividade, precisamos contar com o apoio da população, denunciando situações irregulares”, salienta.

O prefeito, Wilson Trevisan, disse que a prefeitura também retomará o atendimento ao público a partir de segunda-feira (13), tomando todas as providências necessárias para minimizar os riscos de contaminação. Vários servidores continuarão em férias, e outros se revezarão entre o trabalho presencial e o home office. Equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool gel serão disponibilizados para todos, e haverá um controle rígido sobre o fluxo de atendimento nos setores.

O município de São Miguel do Oeste não teve nenhum caso de Covid-19 confirmado até o momento, mas cinco suspeitos estão pendentes de resultado, e 46 pessoas seguem em isolamento domiciliar com sintomas respiratórios sem a coleta de exame, que, conforme normativa estadual, só é efetuada para pacientes graves ou profissionais da saúde que apresentem estes sintomas.

Fonte: Ascom

Foto(s): Luciano Encarnação / Prefeitura

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.