09.03.2022 às 10:48h - atualizado em 09.03.2022 às 11:11h - São Miguel do Oeste

Lixo orgânico e Reciclável: saiba como separar e veja casos específicos em SMOeste

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Lixo orgânico e Reciclável: saiba como separar e veja casos específicos em SMOeste
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

A Prefeitura e a empresa T.O.S. tem intensificado a campanha Cidade Limpa, orientando a população a fazer o descarte correto do lixo orgânico e reciclado. O município implantou no início deste ano cerca de 300 containers destinados ao lixo orgânico e as demais lixeiras que já estavam instaladas nas ruas, para o material reciclável. Mas o que vem sendo flagrado pela administração municipal é a colocação em locais errados, gerando em alguns locais da cidade acumulo de lixo nas lixeiras e ruas.

De acordo com o Secretário de Urbanismo, Jeferson Dias, os servidores ainda estão flagrando a colocação do lixo em locais diferentes errado, por exemplo, o lixo orgânico nas lixeiras para o reciclável e o reciclável nos containers, destinados ao orgânico.

Jeferson destaca que tanto a ACOMAR responsável pelo reciclável, quanto a T.O.S. ao flagrarem que o lixo ali depositado não condiz com a lixeira, a recolha não é realizada. Ele pede atenção dos moradores para colocar o reciclável devidamente separado e bem acondicionado nas lixeiras antigas e o lixo orgânico devidamente acondicionado nos contêineres.

- OQUE É O LIXO RECICLÁVEL?

Resíduos recicláveis: Papéis, Papelão, Plásticos, Garrafas Pet, Vidros, Alumínio, Cobre, Ferro, Tetra Pak. Esses materiais devem estar limpos e serem colocados nas lixeiras comuns.

- OQUE É O LIXO ORGÂNICO?

Resíduos Orgânicos: Papel Higiênico, Restos de Alimentos, Frutas e Verduras, Fraldas, Absorventes, Guardanapos, Isopor, Folhas, Roupas, Tecidos, Gramas e Galhos em Pequenas quantidades e embalados. Estes materiais devem sem destinados aos contêineres.

Vale ressaltar que os lixos orgânicos e recicláveis só serão recolhidos pela T.O.S. e ACOMAR se estiverem nas lixeiras corretas, devidamente separados e acondicionados.

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.