09.03.2021 às 11:44h - atualizado em 09.03.2021 às 13:06h - Saúde
A transferência de até 16 pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para o Espírito Santo pode ser suspensa nos próximos dias. O motivo, segundo o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, tenente-coronel Diogo Losso, é o aumento da taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva do estado capixaba.
Segundo Losso, nesta terça-feira, 09, dois pacientes do Oeste catarinense serão encaminhados para continuar o tratamento no Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra. O transporte deverá ocorrer ao longo do dia por aviões do Batalhão de Operações de Aéreas e uma empresa terceirizada contratada. Após essa transferência, a situação será reavaliada diariamente.
"O estado do Espírito Santo está tendo um aumento da demanda por leitos de UTI e é possível que nós tenhamos uma interrupção dessa missão antes de conseguirmos completar a transferência dos pacientes para os 16 leitos de UTI que foram ofertados em necessidade da demanda da população capixaba", disse.
Até a noite de segunda-feira, 08, quatro pacientes foram enviados para o estado. Um deles teve o óbito confirmado no sábado, 06.
O acordo feito com o governo catarinense já previa esse risco, caso a ocupação dos leitos no Espírito Santo chegasse a 80%. De acordo com a atualização da noite de segunda-feira do Painel Covid-19 do estado capixaba, a ocupação de leitos é de 79,01%.
Em Santa Catarina, 388 pacientes aguardam transferência para leitos de UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI do SUS é de 96,14%.
Fonte: G1SC
Comentar pelo Facebook