09.02.2024 às 16:03h - atualizado em 09.02.2024 às 19:19h - Saúde

Secretária diz que unidade do Hemosc em SMO só será implantada em 2025

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Secretária diz que unidade do Hemosc em SMO só será implantada em 2025

São Miguel do Oeste vai receber uma estrutura do Hemosc, mas não neste ano. A informação foi dada pela secretária estadual de Saúde, Carmem Zanotto em entrevista para rádio Peperi. Ela disse que a decisão do governo é pela implantação de um ponto de coleta e distribuição de sangue no extremo-oeste, mas que isso só deve ocorrer em 2025. Carmem explicou que o Hemocentro tem outros projetos de expansão para este ano e que a demanda de São Miguel do Oeste vai ficar para o que vem.

Carmem Zanotto, durante a gravação do Programa Peperi Entrevista, explicou que, neste ano, a Secretaria de Saúde vai executar as obras de construção do Hemosc na região de Itajaí. Na sequência serão atendidos os pedidos de São Miguel do Oeste e Mafra. Ela disse que é preciso promover a ampliação do Hemosc de forma ordenada para garantir os pagamentos e os recursos para a manutenção dos serviços.

A unidade do Hemosc em São Miguel do Oeste será um ponto de coleta de sangue com funcionamento de 6h diárias. De acordo com a secretária de saúde, Carmem Zanotto, o local também fará a distribuição de sangue para o Hospital Regional e demais hospitais do extremo-oeste. “O Hemosc precisa se organizar e concluir o projeto em Itajaí e por isso não será possível implantar a unidade de São Miguel do Oeste em 2024”, completou.

Ampliação do Hospital Regional

A secretária de Saúde, Carmem Zanotto, também confirmou que o Estado já tem o dinheiro garantido para começar a obra de ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Ela explicou que os projetos técnicos foram concluídos e estão sendo analisados pela Vigilância Sanitário. Carmem assegurou que o governo só vai começar a obra quando os projetos forem aprovados. “Não adianta colocar nenhum tijolo sem a aprovação da Vigilância”, disse. A secretária não quis fixar nenhum prazo, mas garantiu que as obras de ampliação do Hospital vão começar assim que os projetos forem aprovados.

Polissonografia pelo SUS em São Miguel

A secretária de Saúde também confirmou a entrega de 12 equipamentos de polissonografia para as gerencias regionais de saúde. O aparelho, entre outras questões, é indicado para quem tem apneia. Trata-se de um exame indolor responsável por avaliar a qualidade do sono e identificar complicações. É indicado principalmente para pessoas que apresentam sonolência excessiva, roncos exarcebados e noites mal dormidas frequentes.

Atualmente, o exame de polissonografia pelo SUS é oferecido em Florianópolis. A secretária de saúde, Carmem Zanotto explicou que dois desses equipamentos ficarão na regional de São Miguel, um deles na UPA 24 horas. “O objetivo é oferecer os serviços mais próximos do cidadão, evitando o deslocamento para a capital do estado”, completou. Ela citou ainda que os exames podem ser feitos na UPA ou então na casa do paciente. Os detalhes do funcionamento do serviço serão acertados nas próximas semanas.

Confira a entrevista com a Secretária de Saúde de SC, Carmem Zanotto

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.