09.02.2024 às 08:56h - atualizado em 09.02.2024 às 17:01h - Saúde

Saúde de Itapiranga realiza mutirão em combate à Dengue

Neste ano já são 145 casos da doença, incluindo um paciente que precisou de internação no Hospital Sagrada Família.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Saúde de Itapiranga realiza mutirão em combate à Dengue
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A situação crítica da Dengue em Itapiranga reforça a necessidade de planejamento e união de esforços. Uma ação coletiva foi realizada na manhã desta sexta-feira, 09, para recolha de resíduos que possam acumular água e servir de local para reprodução do mosquito Aedes Aegypti. Seis equipes com agentes de saúde, agentes de endemias, servidores do urbanismo, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizaram um grande mutirão na cidade.

Conforme a Secretária da Saúde de Itapiranga, Clair Heinen, o trabalho iniciou a partir da Rua Sete de Setembro, no centro da cidade, percorrendo a Rua São Bonifácio, Rua do Comércio e Avenida Uruguai, até o Bairro Santa Tereza Baixo.

O município sofre com a rápida proliferação do mosquito e a disparada de pessoas contaminadas. Neste ano já são 145 casos da doença, incluindo um paciente que precisou de internação no Hospital Sagrada Família. No momento, o município não possui nenhum doador de sangue. Todas as doações foram suspensas em virtude do estado de epidemia que Itapiranga se encontra e com isso o Hemosc não aceita qualquer doador do município.

A situação de emergência em saúde pública gera preocupações e exige medidas mais drásticas para combater o mosquito transmissor. A Secretária da Saúde, Clair Heinen, afirma que a população também tem culpa no grande número de focos e por consequência de pessoas com a doença. A Secretária reforça que o poder público está fazendo a sua parte com fiscalização, orientação e trabalho de limpeza. Clair faz um apelo para que os moradores e proprietários de empresas também façam sua parte na limpeza de terrenos e imóveis.

A Secretária da Saúde reforça que é preciso que cada um faça a sua parte para eliminar qualquer local com possibilidade de proliferação do inseto. Clair Heinen alerta que a marca de 145 casos de Dengue não é o auge do problema. Itapiranga já registrou neste ano 185 focos do mosquito Aedes Aegypti. São mais de 500 casos suspeitos e um grande número de exames aguardando resultado.

A Secretária projeta aumento significativo de pessoas com a doença nas próximas semanas. A partir de agora, a prioridade das equipes da saúde está em minimizar os efeitos da doença e evitar óbitos. Conforme Clair Heinen, as unidades de saúde de Itapiranga já receberam novas macas para acomodar maior número de pessoas que buscam atendimento e necessitam de soro. O Hospital Sagrada Família também registra aumento na procura por atendimento.

O Conselho Municipal de Saúde tem auxiliado para definir medidas de prevenção. O Decreto de Situação de Emergência também visa criar mecanismo para ações de combate ao mosquito transmissor e também medidas para minimizar os efeitos da doença. Conforme a Secretária da Saúde, Clair Heinen, nas próximas cinco semanas a Regional da Saúde vai coordenar pulverizações para eliminar o mosquito. O fumacê será realizado sempre nas sextas-feiras, durante cinco semanas seguidas.

- OUÇA!

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.