09.02.2024 às 14:49h - atualizado em 09.02.2024 às 15:12h - Geral
O município de Iporã do Oeste realizou ainda no mês de dezembro de 2023, a abertura do edital de chamamento público para as atividades da cultura e do esporte. A finalidade é fomentar o desenvolvimento de cultura e esporte, habilitando e credenciando entidades para realizar as atividades de caráter educativo, cultural, artístico e desportivo. O município visa oportunizar para as crianças e adolescentes em fase de formação, o acesso e a participação nas atividades culturais e esportivas.
Conforme o Secretário de Planejamento Wilson Mallmann, entre as entidades credenciadas para a realização das atividades, está o INDACI- Instituto Desportivo Assistencial e Cultural Iporã do Oeste, que foi habilitado para realizar atividades de cultura e esporte, e a Associação Grêmio União, que vai realizar trabalhos de treinamento esportivo, na modalidade de futebol de campo.
Ambas as instituições são entidades sociais sem fins lucrativos, e que possuem dentro de seus princípios estatutários, desenvolver com a população atividades artísticas culturais e desportivas, visando contribuir com o engrandecimento do município.
Dentre as propostas, na área da cultura, o INDACI apresentou ao município o projeto Iporã Mais Cultura, que envolve atividades de dança folclórica alemã, tradicionalista gauchesca, e patinação artística, canto coral com cinco grupos de coral adulto milto e infanto-juvenil, grupos musicais, como banda, orquestra e fanfarra municipal, escola de música na cidade, e nas escolas de Linha São Lourenço e CIER, com oficinas de violão, gaita, teclado, e apoio ao grupo escoteiro.
O projeto abrange em torno de 600 alunos participantes, e soma um custo anual de R$358.500,00, que será destinado para pagamento de professores das oficinas, maestro de corais, e despesas de manutenção de atividades.
Na área do esporte, foram habilitados e credenciados dois projetos. O INDACI apresentou ao município o projeto Mais esporte, mais futuro, que deve envolver mais de 200 alunos por meio das escolinhas de treinamento no contra turno escolar, nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, ginástica e atletismo.
Já a Associação Grêmio União apresentou o projeto Treinamento de Futebol de Campo, que já vem sendo desenvolvido no município por vários anos, com crianças e adolescentes de 05 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino. A previsão é de um número superior à 150 alunos estarem participando da atividade. Os projetos do esporte somam um valor anual de R$232.000,00 , recurso que será destinado para pagamento de profissionais e despesas de manutenção.
O Secretário de Desenvolvimento de Iporã do Oeste Wilson Mallmann enfatiza que a perspectiva é oferecer uma vida melhor para todos os munícipes. Destaca que a cultura e o esporte são fatores que previnem e melhoram a vivencia entre as pessoas e a sociedade, transformando vidas e oportunizando um futuro melhor.
Mallmann frisa que a cultura contribui no desenvolvimento do talento, da criatividade, e das habilidades que venham ao encontro da formação humana, inclusão e melhora nas vivencias sociais. Já a área do esporte, além do treinamento, da técnica, habilidade de jogo e o surgimento de novos talentos, é uma atividade que engloba saúde, educação, bem estar e formação humana.
Comentar pelo Facebook