09.02.2024 às 11:39h - atualizado em 09.02.2024 às 16:07h - Saúde

Nova sede do SAMU é inaugurada em São Miguel do Oeste

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

Nova sede do SAMU é inaugurada em São Miguel do Oeste
Fotos: Cristian Losch/Portal Peperi

A nova sede do SAMU de São Miguel do Oeste foi inaugurada agora há pouco em cerimônia que contou com a presença da secretária de estado da Saúde, Carmem Zanatto. O evento foi realizado no espaço que fica na rua Padre Aurélio Canzi, proximidades da escola Emma Balke. O governador Jorginho Mello, que havia confirmado presença, não compareceu. A informação é de que ele teve outros compromissos urgentes de última hora e teve que cancelar a vinda para a região. O Estado investiu cerca de 300 mil reais na reforma do espaço e terá um custo de cerca de 3 milhões de reais por ano para manter a estrutura

Depois de quase seis anos de funcionamento no quartel do décimo segundo Batalhão do Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de São Miguel do Oeste foi transferido para um espaço próprio. De acordo com o diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, Dionísio Cezar Medeiros, o objetivo da mudança é dar mais condições de trabalho e construir a identidade própria do Samu. A nova base tem espaços mais adequados para as equipes do SAMU, como sala de reuniões e de treinamento.

De acordo com a secretária de Saúde, Carmem Zanotto, a nova sede vai dar melhores condições de trabalho para as equipes. Além do novo espaço, o SAMU vai reativar a Unidade de Suporte Básico em São Miguel do Oeste. As USBs atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida. Neste caso, a equipe é formada por condutor socorrista e técnico de enfermagem. Com isso, o SAMU de São Miguel do Oeste vai passar a contar com duas equipes. Atualmente, o Serviço conta com uma Unidade de Suporte Avançado. A USA é equipada com aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e têm sua equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro.

A Secretária Estadual de Saúde, Carmem Zanotto disse que o governo está investindo na ampliação do SAMU. Ela confirmou que a ambulância de UTI Móvel do SAMU de São Miguel do Oeste será substituída por um veículo novo. Ao todo, serão substituídas sete viaturas em SC: São Miguel do Oeste, Itapiranga, Xanxerê, Quilombo, Maravilha. Chapecó e Dionísio Cerqueira. Além disso, confirma mais uma UTI Móvel no extremo-oeste para fazer o deslocamento de pacientes entre hospitais. Essa nova unidade deve ficar baseada em São Miguel do Oeste ou em Maravilha. “Dar condições de trabalho significa ampliar o atendimento para a população e o SAMU salva vidas”, completou a secretária.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.