09.02.2020 às 11:17h - Meio Ambiente

Prefeitura de SJCedro trabalha no plantio de árvores

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Prefeitura de SJCedro trabalha no plantio de árvores

De acordo com o secretário de Planejamento de SJCedro, Douglas Patel, já foram mais de cem mudas replantadas em vários locais

Lembra que as obras de passeio público padrão e com acessibilidade estão sendo executadas em mais de 60 quadras do município. Para isso, em alguns pontos foi necessária a supressão de árvores que estavam em locais incorretos, ou que estavam danificando calçadas, meios-fios e atingindo a rede de energia elétrica. Neste momento, estão sendo feitos o replantio de nesses locais, obedecendo a área de circulação do passeio e distanciamento correto de uma planta e outra.

Além disso, a escolha da espécie foi feita de acordo com o local. Ele esclarece que onde não há rede de energia elétrica estão sendo plantadas arvores maiores, como Ipê roxo, Ipê amarelo e sibipiruna. Já onde tem rede de energia elétrica está sendo feito o plantio de árvores ornamentais, que são pata de vaca, manacá da serra, cereja Japão e flor chorão.

As variedades foram escolhidas em audiência e a compra ocorre através de tomada de preço.

Plantio de novas árvores visa organizar a cidade e ocorre conforme as obras foram finalizadas. Patel lembra que é necessário aguardar a vistoria da Caixa Econômica Federal que libera a obra e também os valores para pagamento das etapas e prosseguimento. O Secretário destaca que foram plantadas 120 mudas de árvores apenas na Rua João Busatto, que já está completamente concluída.

As próximas ruas a receber o plantio são: Irmã Ludovica, Salete Uliana e José João Grando. Um servidor do município foi designado para o plantio e cuidado das plantas, além disso, muitos moradores já “adotaram” as arvores em frente a sua residência, embelezando-as com flores.

Ele explica que também foram comprados adubos e outros materiais que visam garantir o desenvolvimento da planta. Mas lamentou os casos de depredação.

O secretário lembra que é proibido podar, cortar, pintar, derrubar ou sacrificar as árvores em via pública. Caso alguma dessas práticas for necessária, o interessado deve solicitar autorização junto a prefeitura.

Foto(s): Cassia dos Santos / Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.