09.01.2026 às 10:46h - atualizado em 09.01.2026 às 10:53h - Geral
Os imigrantes venezuelanos em Itapiranga aguardam novas definições políticas para projetarem o retorno ao país. A captura do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no sábado, 6, proporcionou um sentimento de felicidade aos imigrantes que fugiram da crise e perseguição política. Ainda no sábado, às 18h, os venezuelanos foram comemorar o que consideram como “primeiro passo” para a libertação do país, em um ato na Praça dos Pioneiros, em Itapiranga. No entanto, as dúvidas sobre o futuro continuam.
Conforme o Presidente da Associação dos Venezuelanos em Itapiranga, Jose Rafael Marchan Rodrigues, o momento é de otimismo, mas também de preocupação sobre os rumos do país. O momento de transição e a interferência dos Estados Unidos gera apreensão sobre as repressões do regime venezuelano. “Com a captura eles não vão ficar tranquilos” analisa o Presidente.
Rodrigues relata que o regime de Maduro proporcionou muitas dificuldades em saúde, educação, moradia e até falta de alimentação. Lembra que a situação piorou depois de 2015, mas já havia fortes indícios de crise desde os anos 2000. Cita ainda a morte de pessoas inocentes, castigadas por divergência política.
Para Jose Rodrigues, a captura de Nicolás Maduro é o primeiro passo para o povo venezuelano retornar ao país de origem. “Existe tempo de rir e tempo de chorar, agora é tempo de rir” afirma.
O Presidente diz que a distância de familiares e amigos é um grande problema. Muitos venezuelanos estão há mais de 10 anos fora do país. Rodrigues comenta que o momento é de ter fé que as coisas vão melhorar. “As pessoas daqui perguntam, ‘vai voltar?’. É claro que queremos voltar, quem não quer voltar. Temos saudade da terra, dos parentes, amigos. Mas ainda há muita incerteza” explica.
Jose Rodrigues também destaca que são 3.800 imigrantes venezuelanos em Itapiranga e diz que se o país começar a apresentar melhores condições “pouco a pouco vão saindo” do município.
O Presidente ainda falou sobre a adaptação dos estrangeiros e sobre as ocorrências na Avenida Uruguai.
Comentar pelo Facebook