09.01.2021 às 08:43h - atualizado em 09.01.2021 às 14:21h - Coronavírus

SC espera ter vacina contra o coronavírus até o começo de fevereiro

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

SC espera ter vacina contra o coronavírus até o começo de fevereiro
Tiago Ghizoni, Arquivo NSC

O secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, afirmou nesta sexta-feira, 08, que espera, "em um cenário otimista", começar a vacinação contra o coronavírus em SC no final de janeiro, e "na pior das hipóteses" na primeira semana de fevereiro. A fala foi feita em entrevista ao Jornal do Almoço, da NSC TV.

Ribeiro repetiu as datas que já vêm sendo ditas pelo Ministério da Saúde. Conforme o ministro, Eduardo Pazuello, o cenário otimista do governo federal é iniciar a vacinação nacionalmente em 20 de janeiro, enquanto o cenário pessimista seria 10 de fevereiro.

Ainda não se sabe qual será a primeira vacina disponibilizada aos brasileiros. O governo federal possui contratos de compra da vacina da AstraZeneca/Oxford e da CoronaVac, produzida no Butantan, em São Paulo. A CoronaVac teve o pedido de liberação na Anvisa feito nesta sexta, e o Ministério da Saúde já confirmou a compra de 100 milhões de doses.

O secretário de Saúde destacou também que Santa Catarina já possui um estoque de insumos garantido para a aplicação da primeira dose da vacina em todos os catarinenses que integram os chamados grupos prioritários:

— Nesse momento, o Estado já tem distribuído, inclusive para os municípios, insumos suficientes (agulhas, seringas, etc) para atender a todas as fases iniciais. A ideia é ter 100% dos brasileiros vacinados em 2021, esse é o programa nacional, e em SC não é diferente.

Questionado sobre a possibilidade do Estado comprar doses da vacina por conta própria, utilizando os R$ 300 milhões que o governador Moisés afirmou ter reservado para esse fim, o secretário disse que existe a possibilidade, mas que a prioridade de compra é do Ministério da Saúde, que irá distribuir de forma igualitária no país.

— Temos recursos em caso de necessidade ou dificuldade do ministério, mas é um momento de unidade nacional. Eu espero e acredito que isso [SC comprar diretamente] não será necessário.

Fases de vacinação

Segundo o cronograma do governo do Estado, a vacinação dos grupos prioritários será em quatro fases, assim como orienta o Ministério da Saúde.

- Primeiro devem ser vacinados os trabalhadores da saúde, a população idosa a partir dos 75 anos de idade, as pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena. O grupo é formado por 426.678 de pessoas, estima o governo.

- Na segunda fase, a previsão é de que sejam vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. A população estimada para essa fase é de 844.644 pessoas.

- No terceiro momento, a imunização será em pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, entre os quais portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares. Este grupo soma 1.365.028 pessoas, na estimativa do governo.

- Na quarta e última fase, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional estão incluídos. O grupo é estimado em 166.289 de pessoas.

Fonte: NSC TOTAL

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.