cresol mobile

09.01.2021 às 20:30h - atualizado em 09.01.2021 às 19:06h - Chuvas

Nuvem ‘Shelf cloud' chama atenção em São Miguel do Oeste

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Nuvem ‘Shelf cloud' chama atenção em São Miguel do Oeste
Divulgação / Internautas do Portal Peperi

Continua depois da publicidade

Moradores e internautas do Portal Peperi registraram a nuvem ‘Shelf cloud' em São Miguel do Oeste, na tarde deste sábado, 09. As fotos foram feitas pelo Jean Prezzi do bairro São Sebastião e Diogo Saft do bairro Jardim Peperi e são impressionantes.

Entenda como se forma esse tipo de nuvem:

Segundo o técnico em meteorologia Douglas Marcio, a nuvem geralmente se forma antes de uma tempestade, quando um ar frio desce de dentro da nuvem e segue em direção ao solo.

"É a partir daí que o ar frio desce da nuvem pro chão e se espalha na superfície, em alta velocidade, dando origem aos ventos mais intensos", explica.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, esse tipo de nuvem pode provocar forte ventania e forte chuva. "A nuvem cumulonimbus, com a particularidade de ser 'shelf cloud''.

"A tempestade pode ser de dois tipos, unicelular que é uma única nuvem que se desenvolve e tem seus estágios de formação ou multicelular, que são aquelas linhas de nuvens que até enxergamos no horizonte em dias de verão.”, afirma o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mário Francisco Leal de Quadro.

O professor explica que esses sistemas são típicos de verão. "Basicamente a condição principal para a formação delas é calor e umidade, que é o que temos bastante no verão. Então essa alimentação de calor e umidade durante o dia faz com que a nuvem se desenvolva e forme esses dois tipos e no caso específico desta supercélula é uma tempestade única que pode durar até quatro horas em casos mais extremos", explicou.

As informações e explicações sobre a nuvem ‘Shelf cloud’ foram divulgadas pelo G1/SC.

Foto(s): Divulgação / Internautas do Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.