08.12.2025 às 09:22h - Santa Catarina
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina começou a revitalizar a pintura dos quartéis em todo o estado. A mudança, além de estética, tem foco na economia e na durabilidade. A tradicional cor amarela está sendo substituída por um tom cinza crômio, mais resistente ao tempo e com menor necessidade de manutenção.
Segundo o CBMSC, a pintura atual usa corantes orgânicos que desbotam rapidamente, exigindo repintura frequente. Já a nova tonalidade apresenta maior resistência às chuvas, sol e outras intempéries. A expectativa é de que a mudança gere uma economia superior a R$ 39 milhões ao longo de 20 anos, entre custos com tinta e mão de obra.
“Essa nova cor vai além de uma mudança visual. Ela representa uma gestão mais responsável, com foco na economia e na modernização das nossas instalações”, explicou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
Além da questão financeira, o estudo técnico que embasou a mudança também levou em conta o conforto térmico. Por serem mais claras, cores como o cinza crômio absorvem menos calor, ajudando a manter os ambientes internos mais agradáveis.
A meta é que todos os quartéis de Santa Catarina estejam com a nova identidade visual até setembro de 2026, quando o CBMSC completa 100 anos de história.
Comentar pelo Facebook