08.12.2022 às 14:52h - Saúde

Frio pode ter influenciado classificação de 'Baixo Risco' para Dengue

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Frio pode ter influenciado classificação de 'Baixo Risco' para Dengue
ilustrativa / Agência Brasil

São José do Cedro está entre as 27 cidades pertencentes à regional de Saúde de São Miguel do Oeste classificadas com Baixo Risco para transmissão do mosquito da Dengue na próxima temporada de verão. A afirmação foi feita pela agente de Endemias, Matheus Romera, da secretaria de Saúde.

Este é um bom resultado se comparado com obtido em maio passado, mas esta classificação pode ter sido alterada pelo tempo. O agente explicou que as ondas de baixas temperaturas, que estenderam-se mais este ano, podem ter influenciado o resultado e colocado as cidades em boa classificação em 2022/23.

Desta maneira, as ações preventivas ainda precisam ser adotadas pela vigilância epidemiológica, na medida em que as larvas são encontradas. Ele salientou que o número de mosquitos aumenta no verão, que começa no dia 21, e a partir de fevereiro inicia a proliferação, podendo gerar contaminação da população. Portanto, as atividades estratégicas da epidemiologia continuam sendo as visitas domiciliares e nos locais com armadilhas. Além dos locais com cisternas de água da chuva.

Em Cedro, a epidemiologia possui ao menos 40 armadilhas que servem como um “termômetro” para balizar o cenário.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.