08.12.2021 às 10:22h - Saúde
O Secretário da Saúde de São João do Oeste, Mauro Barella, faz relato positivo sobre ações desenvolvidas neste ano.
No dia 16 de dezembro terá novo mutirão de cirurgias de oftalmologia, com inclusão de pterígio, totalizando mais 300 procedimentos. Ele cita que foi investido em cirurgias de oftalmologia e ortopedia, totalizando aproximadamente mil procedimentos neste ano no Hospital Santa Casa Rural.
O secretário relata que foi um esforço conjunto para atender a grande demanda e reconhece que ainda tem muitas pessoas procurando a secretaria da Saúde em busca de cirurgias. Segundo Barella, a fila reprimida tinha paciente em espera superior há três anos.
São João do Oeste priorizou cirurgias gerais, de ortopedia e oftalmologia no Hospital Santa Casa Rural. Na especialidade vascular, foi estabelecido parceria com o Hospital Sagrada Família-Santé de Itapiranga, e na área de otorrino, com São José do Cedro.
De acordo com o secretário, estas parcerias possibilitam atender diferentes especialidades com maior agilidade. Mauro Barella ressalta a necessidade de seguir a agenda dos médicos para a realização dos procedimentos e a fila regulada pela Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com Mauro Barella, é preciso ter calma e entender a necessidade de seguir a legislação. As pessoas podem buscar informação e ter esclarecimentos sobre a situação de especialidades, porém, com paciência para serem atendidas.
O município assumiu responsabilidades dos governos estadual e federal no atendimento à saúde. O secretário de São João do Oeste reforça que o foco é atender o paciente o mais rápido possível, porém sem infringir o que estabelece os protocolos.
Segundo Barella, o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado procuram atender as demandas, porém, estão longe de eliminar as filas de espera. Solução mais rápida aos pacientes depende de ações dos municípios que são responsáveis pela atenção básica e realizam atendimentos de média complexidade. Barella disse estar confiante em obter maior volume de recursos para a saúde em 2022.
Comentar pelo Facebook