08.11.2022 às 14:24h - Economia
No próximo dia 25 de novembro ocorre a Black Friday, evento comercial que abre a temporada de compras natalinas. O festival de descontos é feito sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro e, em 2022, a expectativa do setor comercial em Santa Catarina é que, além do Natal, as vendas sejam puxadas pela Copa do Mundo e pela temporada de verão.
Segundo João Carlos Dela Roca, assessor institucional da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), o pagamento da primeira parcela do 13º salário também é outro fato que tende a impulsionar as vendas.
— Nós ainda não tivemos uma Black Friday tão diferente como esta edição com Copa do Mundo, além das férias e verão. A primeira parcela do 13º salário vai ter saído, tem também as vendas do e-commerce. Então esses são fatores que devem aumentar a expectativa de compras esse ano — explica Dela Roca.
Com as lojas físicas 100% abertas, sem restrições por causa da pandemia de Covid-19, a FCDL crê que muitas pessoas podem buscar os produtos desejados de forma online, finalizando a experiência de compra nas lojas físicas.
Sobre os itens que devem ser mais buscados pelo público, o representante da FCDL afirma que os aparelhos de televisão, camisas da Seleção Brasileira e alimentos - considerando os encontros em dias de jogos - devem registrar aumento nas vendas em 2022. Por causa da implementação do sinal 5G no país, as vendas de smarthphones também devem aumentar na data.
— Muitos vão experimentar o digital e a gente crê que o consumidor também pode iniciar a jornada online e terminar na loja fisica — afirma o assessor.
Ainda sobre as compras pelo e-commerce, Dela Roca destaca que o brasileiro aprendeu a lidar com as compras pela internet, e muitos já planejam os itens que querem comprar no próximo dia 25.
— O brasileiro adquiriu esse hábito [de comprar pela internet]. Antes não tinha esse costume, mas hoje o pessoal está mais preparado, tem mais segurança, e o brasileiro gosta de uma promoção, então essa Black Friday é uma data ímpar e muitos já estão se planejando em fazer compras. O comerciante também está se preparando e está consciente de que deve haver o desconto real que o consumidor espera — ressalta.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook