08.11.2021 às 15:45h - Educação

Itapiranga enfrenta problemas com rede de esgoto e alerta moradores

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga enfrenta problemas com rede de esgoto e alerta moradores

Itapiranga registra aumento de problemas na rede de esgoto causados por falhas em caixas sépticas e de gorduras. Situação é recorrente e com registro de aumento de casos que geram entupimento da rede de esgoto e vazamentos em calçadas e ruas.

O problema causa transtornos e várias complicações que podem ser evitadas. Conforme o diretor do Departamento de Água e Esgoto, Osmar Mueller, são diversas causas para o problema. Ele cita redes antigas, dos anos 80 e 90, situações irregulares em que a rede de esgoto passa por baixo de residências ou ruas, gordura e outras sujeiras que não deveriam estar na tubulação pública.

O Diretor alerta que os moradores não estão cumprindo com suas obrigações no cuidado com a rede pública de esgoto com destino para a estação de tratamento.

Osmar Mueller diz que os transtornos são frequentes e com situações desagradáveis por falta de instalações adequadas e cuidados com a limpeza das caixas sépticas e de gordura. O Diretor de Água e Esgoto de Itapiranga afirma que muitas pessoas protestam contra a prefeitura e cobram uma solução, quando na verdade a responsabilidade é dos moradores ou proprietários de estabelecimentos.

Mueller reforça a necessidade de limpeza da caixa de gordura e caixa séptica pelo menos uma vez por ano. Ressalta ainda que o problema é mais frequente próximo a restaurantes, padarias e sorveterias, devido ao grande volume de gorduras. Ainda não existe fiscalização de rotina em estabelecimentos, algo que pode ser alterado em busca de uma solução.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.