08.11.2019 às 10:37h - atualizado em 08.11.2019 às 11:03h - Prefeitura

São João do Oeste transportou mais de 13 milhões de litros de água durante o período de estiagem

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

São João do Oeste transportou mais de 13 milhões de litros de água durante o período de estiagem

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Claudir Rauber, no dia 13 de setembro o município decretou situação de emergência em função das dificuldades enfrentadas com o período de estiagem.

O secretário ressalta que a prefeitura realizou um investimento alto no transporte de água da estação de tratamento da cidade até a estação de Beato Roque, para atender principalmente o alto consumo da laticínios.

Além dos veículos da prefeitura, também foi contratada uma carreta tanque para ajudar no transporte. Rauber ressalta que o decreto foi encaminhado, há quase dois meses, à Defesa Civil, mas até o momento não houve retorno de auxílio para as despesas que o município teve, como já ocorreu em outros momentos em que a estiagem gerou prejuízos.

O secretário de Administração e Finanças lembra que o decreto de emergência também permitiu ao município a contratação de veículo para o transporte e a compra de outros materiais sem a necessidade de licitação, agilizando o processo.

Claudir Rauber ressalta que a expectativa é que o governo do estado ainda anuncie algum auxílio para o município. Ele avalia que a ajuda pode não ter sido dada até o momento porque foram poucos os municípios da região a decretarem situação de emergência.

O diretor de água e esgoto do município, Jair Rodrigues, cita que o transporte foi feito entre o período de 23 de agosto e 7 de outubro.

Nesse tempo, foram transportados 13 milhões e 300 mil litros de água. Desse total, 7 milhões e 300 mil litros foram de água tratada e 5 milhões e 700 mil de água não tratada. Houve ainda o auxílio dos bombeiros de Itapiranga no transporte de 332 metros cúbicos de água.


Foto(s): Ascom São João do Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.