08.10.2025 às 10:03h - Santa Catarina

TCE confirma que menos de 35% da população de SC tem acesso à rede de esgoto

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

TCE confirma que menos de 35% da população de SC tem acesso à rede de esgoto
Foto: Divulgação, Internet

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) atualizou recentemente os dados do Painel de Saneamento Básico, ferramenta disponível no portal da instituição. Os números são baseados no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

De acordo com o auditor fiscal de Controle Externo do TCE, Fabiano Bernardo, que participou do programa Peperi Entrevista nesta segunda-feira, 6, os dados refletem informações enviadas pelas próprias prefeituras catarinenses até o dia 10 de junho de 2025.

Segundo o levantamento, 89,59% da população de Santa Catarina têm acesso à rede de abastecimento de água, mas apenas 33,97% contam com cobertura de rede coletora de esgoto número considerado muito abaixo do ideal.

O auditor destacou que o Novo Marco Legal do Saneamento estabelece metas ambiciosas até 2033, os municípios devem garantir 99% da população com abastecimento de água e 90% com coleta e tratamento de esgoto.

Apesar de Santa Catarina ser referência em vários indicadores sociais e econômicos, Fabiano Bernardo avalia que os dados do saneamento básico, principalmente no que diz respeito ao tratamento de esgoto, são preocupantes.

"A gente precisa reconhecer que há um problema grave. A coleta e o tratamento de esgoto ainda são grandes desafios nos municípios", afirmou.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.