08.10.2023 às 07:57h - atualizado em 08.10.2023 às 14:56h - Chuvas
Foi realizada na manhã deste domingo, 08, uma reunião conjunta ao comitê de crise, instituído na tarde deste sábado, 07, no quartel do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, para avaliar o cenário da cheia do Rio Uruguai.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, Sargento André Rauber, a nova avaliação foi realizada às 7 horas, com o intuito de discutir medidas a serem adotadas sobre a elevação do nível do Rio Uruguai. Ele destaca que houve um aumento de 18 centímetros na última hora, alcançando o nível de 11,26 metros acima do normal às 8 horas. Conforme o Comandante, essa elevação deve persistir até o meio dia deste domingo, 08. As projeções após disso, serão de estabilização.
André Rauber informou para a reportagem do Portal Peperi, que os órgãos de monitoramento estimam que o nível chegue próximo dos 12 metros e depois estabilize. O alerta no entanto persiste em virtude de previsões de chuva para este domingo, 08, em toda região da bacia do Rio Uruguai. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga orienta que a população aguarde novas orientações, que são repassadas de hora em hora.
Na tarde deste sábado, 07, foi emitido um alerta hidrológico da Defesa Civil de que o nível do Rio Uruguai em Itapiranga poderia atingir de 12 a 13 metros acima do normal em virtude da rápida elevação do nível do rio.
Ainda neste sábado, 07, moradores e comerciantes localizados na cota de
até os 12 metros, iniciaram a retirada de materiais e pertences com o auxílio de voluntários.
Pontes fechadas:
- Ponte no entroncamento Beira Rio/Arroio Jaboticaba;
- Ponte sobre o rio Dourado;
- Ponte de Santa Fé Baixa;
- Estrada sem passagem na Cerâmica Porto Rodhe;
- Ponte sobre o rio Macaco Branco em Laranjeira;
- Ponte de Linha Chapéu.
- ASSISTA!
- Matérias relacionadas:
1. Nível do Rio Uruguai em Itapiranga pode chegar a 13 metros acima do normal, alerta Defesa Civil
2. Travessia de balsa é interrompida em Itapiranga
3. Moradores e comerciantes retiram materiais e pertences devido cheia do Rio Uruguai
Foto(s): Diana Isabel/Delmar Cláudio/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook