08.09.2021 às 06:00h - atualizado em 08.09.2021 às 08:12h - Agricultura
Os produtores de pêssegos se preparam para a safra da fruta que deve acontecer no final de outubro. Neste ano novas variedades serão disponibilizadas para os consumidores nos comércios. Os detalhes são do produtor de São José do Cedro, Moacir Straub.
Segundo ele, das novidades de pêssegos se encontra a variedade Kampai, a mais comum plantada na região. O produtor destacou que neste ano os consumidores contaram com a fruta de mesa, ou seja, o pêssego que é apenas para consumo e não para outras receitas. Na propriedade de Moacir, as frutas poderão ser retiradas pelos consumidores diretamente da árvore. Ele disse ainda que a partir de meados de outubro alguns pêssegos poderão ser retirados. Já no início de novembro 100% da produção estará pronta para a colheita. Apesar de poucos dias de frio, Straub comentou que foram cerca de 400 horas de intenso frio com termômetros marcando abaixo de oito graus, o suficiente para dar qualidade necessária ao fruto.
O produtor de frutas, Moacir Straub comentou que neste ano a quantidade de pêssegos será menor, contudo, a qualidade do fruto será maior que anos anteriores. Ele explicou que nesta safra precisou suprimir cerca de 200 mudas da fruta para nivelamento do terreno. Para o próximo ano, ele aguarda que as mudas cresçam com qualidade ainda superior. Straub disse que a parceria da Epagri é bastante importante para o manuseio de variedades de diversas frutas. Ele destacou que os profissionais da Epagri estão constantemente repassando informações para ter uma boa colheita. Sendo que algumas variedades plantadas em sua propriedade são de orientação do órgão.
Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook